Adotei um cachorrinho filhote: Como Devo me Preparar? Quais Itens são Necessários?

Saiba como.


Você já ouviu falar em enxoval para cachorro? É uma lista de itens necessários que não devem faltar no ambiente que vai receber um novo pet. E ao adotar um cachorrinho filhote tanto esses itens quanto os cuidados são ainda mais essenciais, viu?

"Ok, adotei um cachorrinho filhote e agora?"

Antes de mais nada, saiba que as dúvidas são comuns nessa nova fase em que o bichinho começa a fazer parte da família. 

Também não se deve esquecer que ele é um filhote, no início da vida. O seu bem-estar e a sua saúde dependem de bons costumes, com produtos especiais. Como ter um bom tapete higiênico para cachorro, alguns brinquedos, um comedouro e um pote de água, etc.

Por isso, você deve equipar o local logo! A fim de evitar incidentes que prejudiquem o pet e que interfiram no seu desenvolvimento. 

Veja as nossas dicas!

O que fazer depois de adotar um cachorrinho filhote?

Bem como o ser humano, o pet precisa de cuidados básicos que aumentem a sua qualidade de vida. Não é mesmo? 

Sendo assim, logo depois de adotá-lo, você deve pensar em como adaptar o seu novo amigo em casa. Com novos hábitos no seu dia a dia. Como passear com o cão e ensinar comandos (sentar, pular e deitar), ter horários de alimentação e de visitas ao veterinário, entre outros.

Além disso, a sua casa deve estar pronta para receber o cão filhote. Sem objetos tóxicos perto da área reservada para ele, um local para dormir e um para fazer suas necessidades. Tem ainda a ração e os produtos de higiene para cachorro, viu?


Confira quais itens são necessários!

5 Itens que não podem faltar para um cachorrinho filhote 

 

  • Tapetes higiênicos

 

Quem já teve um pet em casa sabe como a sujeira pode afetar o ambiente. Na verdade, não só o espaço como o bem-estar do animal, que passa a conviver com mais insetos neste caso. 

Para evitar o problema, compre tapetes higiênicos! Uma vez que eles inibem o mau cheiro, têm boa absorção e são fáceis de trocar. Com isso, a sua casa ou apartamento fica livre de sujeira por um bom tempo. 

 

  • Potes de água e comida

 

Um dos erros mais comuns é dar qualquer coisa para o cachorro comer, sabia? Os pequenos devem contar com alimentos repletos de bons nutrientes. Isto é, em reservatórios limpos, de material resistente e com espaço.

Por isso, além da ração, não se esqueça dos potes de água e comida! Invista em recipientes feitos de aço inoxidável. Pois são mais duráveis e não interferem no sabor da ração. Já o tamanho do pote deve ser adequado para o seu tipo de pet. 

Tome cuidado com os potes grandes demais a fim de não exagerar na porção de comida. 

 

  • Cama

 

O cãozinho deve contar com um lugar cheio de conforto na hora de dormir. Logo, comprar uma cama para um cachorrinho filhote não é nenhum luxo, e sim uma necessidade. É onde ele vai dormir todos os dias, não é mesmo?

Com a cama, ele tem uma melhor adaptação ao novo lar. Se sente acolhido, seguro, aquecido e tranquilo. Pronto para descansar em um local mais limpo, livre de incômodos. Como o chão frio e a sujeira, por exemplo. Então, invista em uma caminha de acordo com o tamanho do seu pet.

 

  • Ração

 

Você sabia que em cada fase da vida o cachorro deve se alimentar com nutrientes específicos? Pois é! Ao comprar a ração é crucial conhecer o seu animal. Saber em que etapa ele está, qual é a sua faixa etária correta.

Antes mesmo de chegar à loja, lembre-se da idade, da raça e do tamanho do pote do seu pet. Isso vai te ajudar a comprar a ração certa. Outra dica de ouro é conhecer o tipo de ração que o bichinho comia antes de adotá-lo, viu? Evite mudanças drásticas neste momento. Pense na melhor alimentação para cachorrinho filhote.

 

  • Vermífugos e antipulgas

 

Quando um bebê acaba de nascer, as consultas médicas são bem regulares, não é verdade? O mesmo vale ao adotar um cão filhote. O bichinho necessita de produtos que façam bem à sua saúde. Entre eles, os vermífugos e antipulgas.

Itens que devem ser aplicados logo cedo, com 2 dias de vida, no caso do antipulgas, e após os 30 dias iniciais, no caso dos vermífugos. Tais substâncias são prescritas pelo médico, assim como as vacinas que o cão deve tomar.

Então, não medique o animal por conta própria. Leve-o ao médico primeiro. Combinado?