A inflação é um termo usado para explicar o aumento nos preços quando estes afetam praticamente todas as categorias de bens e serviços.
E é exatamente por isso que é importante ficar de olho no valor que a inflação está no momento, uma vez que essas categorias englobam itens que interferem diretamente no dia a dia de todos, desde itens de mercado e farmácia, até o valor da mensalidade da academia ou até mesmo o seu aluguel.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação é calculada pelos índices de preços, e o próprio IBGE é responsável por produzir dois dos mais importantes, os quais são o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
O propósito de ambos é medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidas pela população. É levado em consideração também o peso que o item específico tem no orçamento das famílias, e não apenas o valor em si do mesmo.
De acordo com o site do IBGE, o IBGE faz um levantamento mensal, em 13 áreas urbanas do País, de, aproximadamente, 430 mil preços em 30 mil locais. Todos esses preços são comparados com os preços do mês anterior, resultando num único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período".
Como a inflação afeta seu bolso?
Basicamente, caso não seja acompanhada de um reajuste de salários, a inflação faz com que o seu dinheiro perca poder de compra.
Lembrando que o aumento não é uniforme para todas as categorias, então é por isso que talvez você sinta que o preço do seu remédio subiu mais do que o do tomate, por exemplo.
Vale lembrar que a inflação não é inteiramente ruim. Quando ela está controlada, atuando em um espaço de tempo e é acompanhada de um reajuste no salário-mínimo, não causa tanto incômodo no nosso dia a dia.
Como se proteger das variações da inflação?
Finanças Pessoais
A melhor forma de se proteger da inflação é investindo em ativos que são atrelados a ela, como por exemplo o Tesouro IPCA , o qual rende uma taxa prefixada de juros mais a variação do IPCA, e também em empresas que possuem serviços que se beneficiam com a variação da inflação.
Além disso, lembre-se de sempre pesquisar e comparar preços antes de efetivamente comprar algo. Com essa prática, é possível economizar valores significativos.
Como proteger sua empresa
Com o intuito de fazer com que o seu negócio passe por períodos de inflação alta de forma mais leve, separamos algumas dicas para você implementar.
- Corte gastos não essenciais e diminua a quantidade das despesas essenciais.
- Renegocie contratos que você já acordou para condições mais favoráveis.
- Busque novas oportunidades de crescimento para conquistar novos clientes e mercados.
Conclusão
A inflação alta interfere diretamente nos preços de grande parte dos itens que utilizamos no nosso dia a dia. Por conta disso, é preciso estar ciente de seu valor e de como fazer para que isso interfira o menos possível nos seus gastos mensais, ou nos da sua empresa, caso você tenha uma.
Então, aproveite as nossas dicas de como passar por momentos assim de forma leve e lembre-se que caso seja necessário, sempre tem a opção de contratar modalidades de empréstimos que possuem juros baixíssimos, como por exemplo o empréstimo com garantia oferecidos por fintechs como a CashMe!