Como se Organizar para Comprar o Primeiro Automóvel

4 Dicas Práticas de Organização Financeira


Não é nada fácil saber como se organizar para comprar o primeiro automóvel, não é mesmo? Todo mês, as contas chegam e nem sempre dá para mudar isso. 

Além do mais, um carro novo na garagem custa caro. Logo, é uma decisão que requer organização financeira.

Com os pés no chão, calma e análise de despesas, dá para equilibrar as contas. Se organizar melhor e comprar um modelo. É bom lembrar ainda que existem carros mais em conta. Como os veículos de até 20 mil, de até 30 mil, entre outros preços. E com formas variadas de pagamento. Então, dá para sonhar, ok?


Veja o que você pode fazer para garantir o seu! 

4 Dicas práticas de organização financeira para comprar um carro

É sonho de quase todo brasileiro comprar o primeiro carro e não depender mais de outro transporte. Não resta dúvida! 

Mas, na hora de visitar a loja e saber o preço do automóvel, vem logo o banho de água fria. Infelizmente. O que ocorre por conta do alto custo neste tipo de mercado.

Ainda assim, não dá para descartar uma meta de vida logo de cara, não é verdade? Basta reavaliar sua renda financeira e estudar os melhores caminhos para dimensioná-la. E, com isso, investir no veículo. 

Confira as melhores dicas!

 

  • Estude as suas despesas atuais

 

Uma dica de como se organizar para comprar o primeiro automóvel é estudar as despesas atuais. Ou seja, listar os gastos que você tem no mês e no ano.

 

  • Quais são os seus gastos fixos? 

Como a conta de luz, a conta de água, a escola dos filhos, o transporte, a conta de internet, a TV a cabo, entre outros. Você deve escrever qual é o custo de cada um deles, ok?

 

  • Quais são os seus gastos variáveis?

Os gastos variáveis são os investimentos específicos que você faz uma vez ou outra. Como os lanches, os passeios, os ingressos do cinema, o streaming, a alimentação, etc. Ou seja, o que não tem valor exato e que varia de um mês a outro.

Com essas despesas em mente, e conhecendo a sua renda mensal, estabeleça uma marca a fim de não ultrapassá-la. Controle o que você gasta! E corte o que não é tão necessário.

 

  • Determine o valor do carro

 

Todo mundo tem um carro dos sonhos já em mente, não é verdade? Porém, às vezes não dá para comprar o primeiro automóvel como o que se sonha.

Por isso, se você já conhece os seus custos, também já sabe o valor aproximado do que pode pagar em um carro. Seja ele financiado, comprado à vista ou por consórcio. Certo? Então, uma das dicas práticas de organização financeira para comprar carro é ter um valor limite. 

Determine o valor máximo do carro que você pode comprar. E não se esqueça de examinar os custos adicionais. Como o IPVA, as taxas de manutenção, o combustível, as parcelas e os juros, etc. Comece a planejar! 

Assim você tem como se organizar para comprar o primeiro automóvel.

 

  • Pense no motivo de comprar um carro agora

 

Você já parou para pensar por que quer comprar um carro agora? Ok, todo mundo diz que quer apenas mais liberdade para ir de um lugar a outro. Mas não é só isso que conta, viu? 

Se deve pensar nas suas próprias necessidades. Afinal de contas, não basta focar só no custo, mas na motivação da compra. O que, por sua vez, vai definir o tipo de carro que sua vida exige.

Tire um tempo para refletir no seu estilo de vida hoje:

 

  • "Tem crianças na família?";
  • "Viaja muito?";
  • "Faz muitos deslocamentos todos os dias?";
  • "Tem uma vida de aventura em estradas mais difíceis?".

Tudo isso influencia na escolha e no valor que vai pagar. Então pense no motivo de comprar um carro agora. E, desse modo, foque no modelo que corresponde ao que você precisa na rotina. Avalie a faixa de preço deste tipo.

 

  • Tome a decisão no melhor momento

 

Depois de olhar o mercado, pela perspectiva de quanto vai custar, e do modelo que irá atender as necessidades, conheça as formas de pagamentos.

Hoje em dia, quem compra um carro opta pelas quatro formas mais comuns de quitá-lo:

 

  • À vista (sai mais barato do que a longo prazo);
  • Por consórcio (se paga uma carta de crédito com sorteios mensais de carro zero);
  • Por financiamento do banco (com valor de entrada de, no mínimo, 20% do custo total e mais as parcelas);
  • Por CDC - Crédito Direto ao Consumidor (é como um empréstimo do banco em que o carro é a garantia na hora de quitar).

Já avaliou as possibilidades? Ótimo! Tome a decisão no melhor momento! Tenha prioridades. Se comprar o primeiro automóvel for uma delas, essa é a sua hora! 

Veja mais dicas sobre carros em www.reviewauto.com.br.