Energia solar: mitos e verdades

Essa energia cresce, mas muitos não conhecem seus benefícios e ainda acreditam em mitos. Saiba mais sobre o que é e não é verdade em relação ao sistema fotovoltaico.


Mitos e verdades sobre o sistema fotovoltaico

A energia solar é muito cara e não vale o custo x benefício

Mito. 

De fato, os valores ainda não são tão amigáveis se comparados ao sistema de energia elétrica comum, o qual não precisamos pagar para instalá-lo por completo.

Porém, é preciso pensar a longo prazo para começar a entender que o sistema fotovoltaico é muito mais vantajoso, pois olhe só: 

Ele será quitado em até 5 anos, certo? Depois desse tempo, você terá mais 20 anos para aproveitá-lo sem gastar mais nada.

E nessas duas décadas, a redução da conta de luz, todos os meses, reduz significativamente e compensa o valor pago pelo projeto, ou seja, ela vale muito a pena! 

As contas de luz reduzem em até 95%

Verdade! 

Complementando e desmistificando a afirmação acima, esse sistema reduz até 95% os custos com energia elétrica, segundo estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). 

Isso significa muito, se formos pensar no seu custo x benefício, pois serão 25 anos, tempo de vida útil das placas solares, pagando muito menos da metade do que você costumava pagar a vida inteira em eletricidade. 

Ela só funciona em grandes lugares (indústrias, etc.)

Mito. 

Uma das únicas fontes de energia que funcionam em absolutamente qualquer lugar, seja a solar. 

Desde pequenas casas até as grandes indústrias, e desde apartamentos em metrópoles até fazendas em locais remotos, a instalação é possível e será bem sucedida. 

O motivo é simples: 

Exceto se estivermos em regiões em que a noite predomina por meses, como o Polo Norte, o sol aparece os 365 dias do ano e é somente a ele que se deve o funcionamento do sistema de energia solar. 

Então, em qualquer cidade ou imóvel, ou zona (rural ou urbana), ela funciona perfeitamente. 

A energia elétrica perderá sua potência

Mito. 

Não há nenhum tipo de relação entre a instalação dos painéis solares com a potência energética dos equipamentos residenciais. Na verdade, elas não interferem em nada no funcionamento dos eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e nas lâmpadas em si. 

Tudo pode ser utilizado normalmente, sem instabilidade ou perda de potência.  

Precisa trocar ou modificar os eletrodomésticos

Mito. 

Não somente eles não perdem a potência, como todos os aparelhos e equipamentos podem ser beneficiados com o sistema fotovoltaico.

Assim, a redução dos gastos fica ainda maior, já que tudo o que precisa de energia elétrica, poderá ser ligado a esse sistema. 

Conforme a ABSOLAR, Power banks, notebooks, mochilas, barracas de camping, veículos elétricos, brinquedos e outros pequenos equipamentos elétricos e eletrônicos podem incorporar energia solar fotovoltaica para recarregar e alimentá-los. 

Nada se perde ou precisa ser modificado/trocado. É só instalar e aproveitar! 

A manutenção das placas solares é muito baixa 

Verdade. 

Esse sistema de energia necessita de pouca manutenção. Em locais com pouca chuva, a limpeza deve ser feita 2 vezes ao ano, enquanto em locais com chuvas regulares, apenas 1 vez é o suficiente. 

E o que a chuva influencia nisso? 

Segundo o Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados (NREL), painéis sujos podem perder a potência de geração de energia em até 25%. 

E o que as chuvas fazem é uma limpeza superficial das placas, removendo parte da poluição, folhas, fezes de animais, etc. 

A energia solar funciona no inverno e em dias nublados

Verdade.

O sistema fotovoltaico não depende da temperatura, e sim da incidência solar. Desse modo, não importa a temperatura, o que sempre vai prevalecer é a emissão de raios solares.

Na verdade, em temperaturas quentes demais, os painéis solares podem até perder a potência.

Isso porque, segundo o engenheiro especialista Francis Polo, eles são feitos de silício, um semicondutor que perde a energia com o calor.

Ou seja, estar muito calor ou frio, não é tão determinante para esse sistema. 

Já sobre os dias nublados, ele continuará funcionando, porém, o que não é recomendado é a instalação das placas em locais com sombra a maioria do tempo. 

Mas isso é facilmente resolvido pelos próprios profissionais que realizam a montagem dos painéis.

É fácil conseguir financiamento de projeto de sistema de energia solar

Verdade. 

Atualmente, existem várias possibilidades de financiamento para realizar a execução de um projeto solar, e cada vez mais os juros ficam menores, devido à alta demanda. 

A própria Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica disponibiliza uma planilha de mapeamento de linhas de financiamento, realizada em parceria com a Clean Energy Latin America (CELA). 

Nessa planilha, é possível ter noção das condições de financiamento e encontrar a que mais se encaixa com a sua disponibilidade. 

Conclusão 

Até aqui, deu para perceber como muitas informações sobre o sistema fotovoltaico são desconhecidas, e são justamente elas importantes para o consumidor final optar por ele.

Muitas pessoas ainda têm em mente que é um sistema inviável tanto em relação ao valor, quanto em relação à usabilidade e dificuldade de instalação. 

Quando, na verdade, é tudo o oposto. Como vimos, há condições de financiamento e são mais de 20 anos usufruindo da redução de gastos. Além disso, qualquer lugar e condições climáticas são favoráveis para a instalação dos painéis solares, por isso, se reduzir os custos é sua prioridade, a energia solar é a melhor opção de sistema de energia atualmente.