Organizar o orçamento pessoal não é uma tarefa fácil para muitos brasileiros que não possuem um conhecimento aprofundado em educação financeira. Uma estratégia simples e eficaz que pode auxiliar pessoas de diferentes perfis a atingir uma maior organização de seus ganhos é o método dos potes. Destinando porcentagens de sua renda mensal para ser gasto em algumas categorias específicas, é possível manter as contas equilibradas, poupar ao fim do mês e ainda se precaver para imprevistos no futuro, sem deixar de lado o lazer e investindo também na expansão de seus conhecimentos.
Apesar de a origem do método do pote ser desconhecida, ele tem sido amplamente divulgado por especialistas em finanças para ajudar pessoas de todo o mundo a organizar suas contas pessoais. Por ser uma estratégia simples, ele pode ser aplicado a diferentes cenários ou pessoas de rendas variadas, para que planejem-se adequadamente.
Para começar a implementação do método, é preciso anotar qual é a sua renda líquida mensal, o dinheiro que recebe por mês e que possui disponível para gastar com suas necessidades. Feito isso, é preciso separar uma fatia de seu rendimento em seis potes, que são as categorias que seus recursos devem ser destinados. Os "potes" são citados para entender o conceito de separação em categorias, podendo utilizar planilhas, aplicativos de organização financeira, ou até mesmo anotar em um caderno. Portanto, os seis potes são:
Gastos essenciais
Dentro dos gastos essenciais, estão aluguel, contas de luz, água, internet, gás e supermercado, por exemplo. Para manter as contas equilibradas, recomenda-se que 55% de sua renda mensal seja dedicada para essas despesas.
Anote cada um de seus gastos e verifique se o seu custo de vida mensal não ultrapassa essa margem. Caso isso ocorra, talvez seja o momento de procurar aumentar sua renda, seja buscando um novo emprego, outras atividades remuneradas, ou começando a cortar alguns gastos.
Entretenimento
No método do pote, 10% devem ser destinados ao seu entretenimento e lazer. Aqui, o dinheiro pode ser investido em qualquer atividade que gosta, como sair para um restaurante que gosta, beber com os amigos, ir ao cinema, ou até mesmo comprar um jogo de videogame novo.
Educação
No pote da educação, devem ser investidos 10% por mês. Aqui, o foco é aperfeiçoar suas habilidades e conhecimentos, seja com novos aprendizados ou para enriquecer seu currículo e se tornar um profissional melhor. O dinheiro pode ser investido em cursos online, pós-graduação, livros, etc.
Investimentos de longo prazo
Aqui, 10% são destinados para seus objetivos do futuro. Para uma organização financeira saudável, é preciso pensar não somente no agora, mas também em longo prazo. Realize investimentos seguros, com resgate dentro de alguns anos, para dar entrada na casa própria, em um carro ou se aposentar um pouco antes.
Presentes ou doações
O método dos potes é tão completo que engloba até outras pessoas. Segundo essa estratégia, também é importante destinar uma fatia de sua renda para presentear familiares e amigos, ou para fazer doações para instituições e ONGs de causas que você apoia, com 5% de seu salário destinado para essa atividade.
Reserva de emergência
A construção de uma reserva de emergência é um dos passos mais importantes. Para se preparar contra imprevistos como a perda do emprego, um acidente, problemas de saúde, entre outros, é preciso haver uma quantia guardada para se manter durante um período. Na estratégia dos potes, 10% de sua renda deve ser guardada para esse fim. Caso a sua reserva ainda esteja baixa e você precise de dinheiro para investir em um sonho ou até quitar dívidas, uma opção disponível é o empréstimo pessoal.