Momento da leitura em família: que tal criar um clube do livro?

Entenda por que criar um grupo de leitura pode ser uma ótima opção para estímulo literário


Você já participou de algum clube do livro alguma vez na sua vida de leitor? Caso você não saiba como funciona, a proposta é todos os integrantes lerem o mesmo livro e depois discutirem sobre o assunto.

É uma ótima opção para quem deseja se conectar com outras pessoas em grupo, mas por meio de uma publicação que cada pessoa lê individualmente. Os clubes de leitura infantil são importantes para criar um ambiente favorável à leitura e motivam as pessoas a desenvolver e fortalecer o hábito e as habilidades para a literatura.

Como montar um clube infantil? 

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o seu clube do livro precisa ser flexível e adaptável para atender às suas necessidades e a da sua família.

Em outras palavras, cada um tem a liberdade de escolher se o livro será lido em voz alta ou individualmente pelo membro que escolher determinada obra.

Cada um tem que se sentir responsável pelo clube 

Caso a pessoa resolva criar um clube da leitura entre os familiares, é importante incluir os filhos, fazendo com que eles auxiliem no planejamento. Neste contexto, façam uma votação sobre o nome, escolham o primeiro livro que todos irão se dedicar, a periodicidade e assim por diante.

Também vale incluir uma proposta lúdica, fazendo com que todos os encontros sejam temáticos. Aí os participantes podem explorar o assunto da obra que foi lida por todos, deixando a atividade ainda mais divertida.

Estabeleça metas de leitura

As metas são essenciais para fixar o hábito de leitura e vislumbrar um processo evolutivo de todos. Os objetivos podem ser número específico de obras, ler uma variedade de gêneros ou uma série inteira de livros.

Caso a proposta seja alcançada, é válido bolar uma premiação como uma forma de reconhecer os esforços dos participantes, além de estimular ainda mais o hábito de ler.

Use o espaço do clube do livro para aguçar o senso crítico 

Nos encontros, vale fomentar o debate entre os participantes, com questionamentos sobre o livro como:

  • Qual livro que mais gostou?
  • Por que essa é a sua obra favorita?
  • A narrativa tem algo em comum com sua vida?
  • Se pudesse alterar a história, o que mudaria?

Como você se sentiu quando o personagem tomou aquela atitude?

anuncio