O êxito do desenvolvimento econômico em Taubaté

A qualidade da gestão pública em qualquer município brasileiro está totalmente relacionada ao perfil do líder do processo, no caso o Prefeito Municipal.


Quando o Prefeito tem visão de gestão, experiência administrativa e se cerca de uma assessoria competente, os resultados aparecem e a população sempre é a mais beneficiada, com serviços públicos de qualidade, investimentos em obras de infraestrutura e mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

O crescimento e a expansão industrial de Taubaté nos governos do ex-prefeito José Bernardo Ortiz, com participação atuante do Geraldo de Oliveira Neto, merecem ser contados e registrados na história do município. A vinda de centenas de indústrias nesse período, a criação de vagas de trabalho, de oportunidades para as famílias taubateanas e o crescimento da arrecadação com os tributos advindos das atividades desenvolvidas por essas indústrias, permitiram ao município investir nas mais diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura e outras áreas que são fundamentais para a melhora da qualidade de vida da população.

Nos governos do ex-prefeito José Bernardo Ortiz, foram desapropriados aproximadamente 9 milhões de m2 com recursos próprios do município que, dentro de uma política com critério e transparência, foram doados para centenas de indústrias que hoje geram milhares de empregos, sem contar a geração de receita com os tributos pagos ao município.

A melhora na arrecadação de tributos é muito clara quando pegamos o crescimento da participação no índice (DIPAM) que determina a distribuição do ICMS para os municípios paulistas. Em 1992 o DIPAM de Taubaté era 0,3944 e em 2004 de 0,9108. Isso representou um acréscimo de receita, advinda do ICMS, ao longo desse período, em valores reais, da ordem de R$100 milhões!

É importante lembrar que o Brasil atravessou uma das maiores recessões econômicas da história recente. A deterioração da atividade econômica iniciou-se em meados de 2014 e durou até meados de 2017. De lá pra cá a retomada da economia acontece de maneira extremamente lenta. A título de exemplo, 44% da renda das famílias brasileiras esta indo para o pagamento de dívidas, vencidas e a vencer. O governo federal enfrenta uma tarefa árdua de colocar as contas públicas em ordem.

Todos os municípios brasileiros sofreram com a recessão econômica que passamos, principalmente os mais industrializados, como é o caso de Taubaté. Existe uma premissa que, em toda recessão econômica, a indústria é o primeiro setor a sentir os efeitos de uma recessão e o último a demonstrar recuperação.

Nos últimos seis anos e onze meses, Taubaté tem demonstrado sua pujança e enfrentado a recessão que assolou o País de frente. Incentivando o desenvolvimento de startups, o empreendedorismo, atraindo novas indústrias como Rodotrem e Pan Metal e novas redes atacadistas como Assaí, Leroy Merlin e Telhanorte, além de realizar um trabalho permanente na manutenção e ampliação das indústrias já instaladas no município, como é o caso da Vibracoustic, localizada no distrito industrial do Una I, que encerrou suas atividades e se transferiu para Guarulhos em 2015 e, por ação da administração municipal, retornou ao município e hoje emprega, aproximadamente, 500 colaboradores.

As indústrias que vieram para Taubaté, principalmente na década de 90, proporcionaram geração de emprego e renda para população e geração de riquezas que permitiram que o município aprimorasse os serviços públicos prestados a população e, também, colocasse Taubaté em destaque entre os municípios paulistas e brasileiros mais desenvolvidos.

O trabalho realizado na expansão industrial, por toda a sua grandeza e importância, coloca Taubaté como exemplo a ser seguido.

Toda boa experiência tem que ser reconhecida e valorizada!

Johnny Roberty Bibe de Souza Oliveira é Engenheiro Agrônomo formado pela Unitau e possui MBA em economia pela ESALQ/USP. Trabalhou na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) de 2011 a 2018, onde foi Assessor da Presidência e Diretor Administrativo e Financeiro e na Prefeitura de São Paulo como Coordenador de Administração, Finanças e Infraestrutura da Secretaria de Educação.

Atualmente é Secretário de Desenvolvimento e Inovação na Prefeitura de Taubaté.