Os temas da atualidade

Os mais diversos assuntos atuais.


É muito importante sempre prestar atenção aos acontecimentos da atualidade uma vez que eles podem abordar temas como a violência contra as mulheres, a espionagem dos Estados Unidos da América e também a intolerância religiosa.

Veja bem, a atualidade pode ser classificada como todos os fatos que acabaram de ocorrer e que são passíveis de gerar enorme impacto na vida de um grande número de pessoas.

Os temas como as guerras recém-declaradas, desastres sócio-ambientais ou os conflitos políticos são alguns dos exemplos. No entanto, é fundamental também estar atento em outro viés das atualidades para entender o seu papel nos debates contemporâneos.

Para poder identificar as principais atualidades do mundo é preciso ter sempre contato com a informação. Por esse motivo, manter o hábito de ler jornais, sites de notícias e revistas deve ser uma ação cotidiana.

É preciso também prestar atenção nas fontes das notícias que são consumidas para que sejam confiáveis. Ainda que com os mais diferentes focos abordados, ler as notícias precisa permitir uma formação de opinião crítica sobre determinados assuntos.

Estar ciente das atualidades é imprescindível para fazer uma boa prova já que elas apareceram nas últimas edições das principais provas de todo o país nos diferentes vestibulares. A redação pronta para qualquer tema precisa abordar os assuntos da atualidade e, desse modo, ter como base um modelo de redação. Independentemente, a redação dissertativa-argumentativa precisa ter os fundamentos de uma redação base para ser bem estruturada. Com os elementos textuais, como o desenvolvimento. A introdução também deve ser feita logo no início da redação.

As atualidades no ensino brasileiro 

Embora no Brasil, as atualidades não sejam itens curriculares com obrigatoriedade, pode ser possível encontrar as mais variadas questões com esse tema na maior parte das disciplinas. 

Para garantir uma boa prova, conhecer sobre os mais diversos assuntos atuais, é um dos requisitos essenciais e o texto deve seguir o esqueleto de redação simples pronta. As questões que estão relacionadas aos temas da atualidade seguem a sua própria estrutura, e nos vestibulares de todo o Brasil, como por exemplo o ENEM,  aparecem com mais frequência nas provas de história e de geografia além de serem tópicos bastante recorrentes das redações.

Antes de provas que tenham os temas de atualidade, é essencial que os alunos passem por um processo de revisão dos assuntos presentes nos debates mais comuns do dia a dia e além de tudo que façam um estudo mais aprofundado dos temas que são um pouco mais complexos e que possam exigir um maior grau de conhecimento teórico para ter embasamento e desse modo escrever uma conclusão plausível. 

O processo de ensino é realizado por meio de conceitos um pouco mais técnicos. No entanto, nas provas, a tese deve ser escrita de forma que o vestibulando consiga fazer algum tipo de relação de toda a bagagem teórica sobre o conhecimento que está ao seu redor. 

A globalização: informações para todos

A globalização é o fenômeno de integração do espaço de todo o mundo diante dos avanços tecnológicos nos setores da comunicação e do transporte. A intensificação desse processo ocorreu com o aumento dos fluxos e por sua vez, a internacionalização de capitais, das mercadorias das pessoas e principalmente das informações.

Na sua atual fase, foram criadas novas redes geográficas, e houve uma expansão sem precedentes das escalas de propagação de informações e também do consumo. Apesar disso, a globalização não se expandiu de maneira homogênea pelos territórios, colocando uma parte da população mundial à margem desse processo.

O modelo de redação tradicional deve abordar os mais diversos temas atuais já que houve a modernização de tecnologias já existentes e surgiram novas. Assim, em relação à ciência, houve a criação de novas condições para que ocorresse a maior difusão de empresas e de capitais em todas as partes do mundo. 

Em uma redação descritiva, seja para uma prova de vestibular ou para um concurso público, é fundamental conhecer as principais características da fase da globalização em que nós vivemos nos dias de hoje. Esse tema é essencial para entender o fluxo de informações e de qual modo elas chegam até nós. 

Por meio de trocas sociais e culturais além das relações que esse deslocamento permite, estão os novos meios de comunicação a partir das novas tecnologias que são desenvolvidas, tais como a internet que conecta e difunde a maior parte das informações e dos novos acontecimentos em nível global. 

O melhor aperfeiçoamento nas formas de comunicação e nos transportes permitiu novos elos territoriais. A globalização econômica é o nome dado a todo o processo de deixar a economia em nível internacional, é uma marca do capitalismo financeiro que tem como modelo o acúmulo além de trazer importância para os mercados e nas tomadas de decisão. 

Para sempre estar atualizado dos fatos de relevância tanto no Brasil como no mundo, é preciso saber selecionar e acima de tudo, saber em qual contexto essas notícias estão inseridas.