As criptomoedas é um negócio volátil por natureza, caso você pense nas criptomoedas como um investimento de curto prazo, e consequentemente um caminho rápido para se tornar mais rico (talvez um multimilionário com várias Lamborghinis na garagem), sinto muito lhe dizer que você pode estar muito equivocado.
No último mês, muitas criptomoedas entraram em colapso, algumas também tiveram ganhos notórios. Entretanto, o Bitcoin, principal criptomoeda do mercado, parece que atingiu seu topo na casa dos 20 mil.
Muitos profissionais do mercado atestam que as criptomoedas é uma montanha-russa. Existem picos tão altos quanto o Monte Everest e quedas mais profundas que a Fossa das Marianas. Isso é o que torna o mercado tão único, e também um mercado onde é possível lucrar de forma muito rápida, assim como perder todo seu investimento em um piscar de olhos.
Vamos analisar o preço do Bitcoin. Ele flutua porque é influenciado pela oferta e demanda, sentimentos de investidores e usuários, regulamentações governamentais e o buzz gerado pela mídia. As redes sociais, por exemplo, também têm uma grande importância na volatilidade das criptomoedas.
Até mesmo o cenário econômico dos Estados Unidos tem uma alta influencia no preço do Bitcoin. Lembrando que ao falar de Bitcoin, falamos de todo mercado de criptoativos em si, pois quando há uma queda expressiva no Bitcoin, todo o mercado de criptomoedas também cai e vice-versa.
Recentemente tivemos muitas notícias que abalaram o mercado econômico, e o mercado das criptomoedas também não ficou de fora. Por exemplo: o banimento do Bitcoin na China, a empresa Tesla não aceitando Bitcoin como forma de pagamento e o próprio Elon Musk, que criou uma polêmica de que estaria manipulando o mercado de criptomoedas com simples tweets.
Então se analisarmos todo o mercado macro de 2022, vemos muitas incertezas, o mundo está começando a se recuperar de uma pandemia mundial, e agora já existe uma ameaça de guerra nuclear, corte de gás e energia para a Europa, aumento da taxa de juros dos Estados Unidos e muito mais.
As criptomoedas ainda tem um longo caminho a percorrer
Alguns investidores acreditam que as criptomoedas ainda são muitos instáveis devido ao seu tempo de existência, cerca de 13 anos. Isso é muito pouco para o mercado financeiro. Apesar de muitas pessoas já terem adotado o Bitcoin como principal forma de dinheiro, e até mesmo um estado nação, como El Salvador, que recentemente adotou o Bitcoin como moeda oficial no país. Isso tudo ainda não foi o suficiente para mostrar a importância das criptomoedas para a economia mundial.
As pessoas que já utilizam as criptomoedas no seu dia a dia, as defendem com unhas e dentes. Porém o mercado econômico mais generalizado ainda tem muitas dúvidas sobre seu aplicabilidade, o que gera ainda mais incertezas para essa nova forma de dinheiro que ninguém imaginaria que existiria.