O futebol é o esporte mais popular do mundo, jogado por milhões de pessoas em praticamente todos os países. Embora pareça simples à primeira vista, nem sempre é fácil entender quais são as regras do futebol.
Oficialmente, este esporte é regido por um conjunto de 17 regras estabelecidas pela International Football Association Board (IFAB), a entidade que regula as normas do futebol mundial.
Entender essas regras é fundamental tanto para quem joga, quanto para quem assiste, faz apostas ou apita uma partida. Neste texto veremos quais são as mais importantes para acompanhar uma partida. Vamos lá!
Objetivo do jogo
De todas as respostas sobre quais são as regras do futebol, o objetivo do jogo é o mais simples de explicar: marcar mais gols que o adversário. Um gol é marcado quando a bola atravessa completamente a linha de gol entre as traves e o travessão.
O time que marcar mais gols durante os dois tempos regulamentares de 45 minutos (com um intervalo de 15 minutos entre eles) vence a partida.
Caso ambos os times marquem a mesma quantidade de gols, o jogo pode terminar empatado. Em competições eliminatórias, o jogo pode seguir para prorrogação e, eventualmente, para uma disputa de pênaltis.
Número de jogadores
Cada equipe começa o jogo com 11 jogadores em campo, sendo um deles o goleiro, cuja função principal é defender o gol. Além disso, o goleiro é o único jogador autorizado a usar as mãos, mas somente dentro de sua área de gol.
Durante o jogo, substituições podem ser feitas para substituir jogadores cansados ou lesionados. Atualmente são permitidas até cinco substituições por jogo, e até mesmo uma sexta quando um jogador sofrer uma concussão.
Se uma equipe tiver menos de sete jogadores em campo, seja por lesão ou expulsão, o árbitro pode encerrar o jogo, concedendo a vitória ao time adversário.
Início e reinício do jogo
O jogo começa com um chute inicial do centro do campo. A equipe que ganha o sorteio no cara ou coroa, antes do início da partida, escolhe se prefere dar o chute inicial ou escolher o lado do campo em que deseja começar.
Após um gol ser marcado, o jogo é reiniciado da mesma forma, com um chute inicial do meio do campo pela equipe que sofreu o gol.
Existem duas formas de reiniciar o jogo quando a bola sai pela linha de fundo, a linha que fica atrás de cada gol:
Tiro de meta: Se o último toque na bola foi de um jogador da equipe atacante antes de ela sair pela linha de fundo, o time defensor tem direito a um tiro de meta. Esse tiro é feito pelo goleiro a partir da pequena área de sua equipe.
Escanteio: Se o último toque foi de um jogador da equipe defensora, a equipe atacante ganha um tiro de canto. A bola é colocada no canto do campo, e um jogador da equipe atacante tenta cruzá-la para a área do adversário ou chutar diretamente a gol.
Já quando a bola sai do campo pelas linhas laterais, o jogo é reiniciado com um arremesso lateral, feito pela equipe que não tocou na bola por último.
Faltas e infrações
As faltas ocorrem quando um jogador comete uma infração contra um adversário, como empurrar, segurar, dar um carrinho perigoso, usar as mãos deliberadamente para tocar a bola (exceto o goleiro em sua área), entre outros.
Dependendo da gravidade da falta, o árbitro pode punir o jogador infrator com uma advertência (cartão amarelo) ou uma expulsão (cartão vermelho).
Quando uma falta é cometida, o time que sofreu a infração tem direito a uma cobrança de falta, que pode ser um tiro livre direto ou indireto.
Cobrança de pênalti
Momento aguardado por quem faz esporte bet, o pênalti é concedido ao time quando uma falta é cometida dentro da área de 16,5 metros (a grande área) da equipe que defende. O pênalti é cobrado a partir de uma marca localizada a 11 metros do gol, com apenas o goleiro defendendo.
Infrações graves, como uma entrada violenta, podem resultar em um cartão vermelho direto, o que significa que o jogador é expulso do jogo e sua equipe fica com um jogador a menos.
Impedimento
Um jogador está em posição de impedimento se, no momento em que a bola é passada para ele, ele estiver mais próximo da linha de gol adversária do que o penúltimo defensor. A menos que esteja no próprio campo de defesa ou recebendo a bola de um tiro de meta, lateral ou escanteio.
Ser flagrado em posição de impedimento resulta em um tiro livre indireto para o time adversário. Estar em posição de impedimento por si só não é uma infração; a infração ocorre quando o jogador participa ativamente da jogada.
Entender quais as regras do futebol parece ser complicada, mas são importantes para garantir que o jogo flua com justiça e estratégia, e também para garantir a emoção e o equilíbrio que fazem deste o esporte mais amado do planeta.