Queratose pilar em pele negra: O que evitar?

Ceratose ou Queratose: É uma alteração da camada mais superficial da pele (camada córnea), com hipertrofia e aspecto escamoso ou verrucoso, sendo que o número de lesões pode ser variado


Sente que a sua pele fica com "arrepios" toda hora? Vê bolinhas no corpo, além de cascas e manchas? Pode ser um sinal de que a saúde da pele não está bem, viu?! Ou até mesmo que seja o seu emocional, o seu organismo... E também pode ser um quadro de queratose pilar em pele negra: O que evitar, então? E o que é isso?

A queratose pilar é uma disfunção genética que deixa a pele igual a uma lixa. Ela fica áspera, com manchas, com bolinhas brancas e/ou vermelhas, e com escamas. Além do mais, faz com que a pessoa tenha coceira na pele. E o pior de tudo é que não sai fácil. 


Os locais mais comuns são as pernas, os braços e as costas. Pontos onde pode haver mais queratina do que o normal nos folículos pilosos. O que gera um tipo de inflamação na pele.

Como acabar de vez com a queratose pilar? Tem cura? 

É bom saber de início que não é só um creme que vai te ajudar. Mas sim o que você vai passar a fazer no dia a dia. Tarefas simples, como se proteger do sol etc. Pois, mesmo ao se tratar com remédio, se não cuidar da pele todos os dias, nada vai mudar! Tem ações diárias que pioram a queratose pilar na pele negra. Ou seja, você deve evitá-las!

Veja o que pode piorar a queratose pilar!

5 Dicas de queratose pilar em pele negra: O que evitar?

 

  • Banho quente demais

 

Quem não gosta de um banho quente, não é mesmo? Ele relaxa e mantém a pele bem aquecida. Mas, ainda assim... não faz bem à saúde, nem à pele. Isso porque a alta temperatura da água quebra a proteção natural. Com isso, ela fica mais exposta.

O banho quente então piora o quadro, aumenta as manchas, a coceira e a irritação. O ideal é optar pelo banho morno ou frio, e também não passar muito tempo sob a água.

 

  • Roupas apertadas

 

Se você se "machucar" vai evitar encostar na ferida, certo? Pois é! O mesmo vale para a queratose pilar em pele negra. Uma vez que a pele coça, tem lesões e manchas, não é bom deixar que a roupa fique com atrito direto na pele.

O que, por sua vez, vai piorar os sintomas e impedir a ação de cremes e remédios. Logo, não use roupas apertadas. Priorize o tecido de algodão e não o sintético. Deixe a pele livre, com boa circulação de ar.

 

  • Sol sem proteção

 

Não é nenhum segredo que os raios solares causam danos à pele. Agora, imagine só quem já tem manchas. Quem já tem marcas. Não adotar os cuidados básicos só vai agravar a queratose e a hiperqueratose.

Por isso, não tome sol sem filtro solar. Mesmo que seja por alguns "minutinhos", viu? Os raios UVB e UVA são agentes causadores de doenças na pele. Como câncer, melasma, entre outros. E não para por aí, eles agravam as rugas, as manchas, as marcas de expressão etc.

Use filtro solar toda vez que for sair de casa, não se esqueça!Tatuagem

 

Se a sua pele está inflamada, com bolinhas vermelhas ou brancas e está áspera, com manchas, não faça tatuagem no local.

Embora pareça óbvio, há quem goste de testar os limites do corpo. Mas isso pode custar muito caro e não vale a pena pagar este preço. A tatuagem é uma ação bem invasiva e tende a gerar uma reação na pele. Em uma área que já esteja com problemas, ela é ainda mais perigosa. Faça em outra parte do corpo. 

E antes de começar, marque uma consulta com o dermatologista e avalie possíveis riscos.

 

  • Má alimentação

 

Você já pesquisou sobre "manchas na pele, o que pode ser"? Se sim, talvez já tenha visto que o que você come também gera manchas na pele. Aliás, piora a queratose pilar na pele de pessoas negras e de qualquer outro tipo de pele.

Itens como leite, manteiga, requeijão e açúcar favorecem a inflamação.

Segundo a ciência da pele, quem tem a doença deve montar um cardápio com vitaminas A e C, por conta da ação anti-inflamatória. Por isso, é bom apostar em alimentos naturais, como frutas e verduras