SEO: o que é e como otimizar o seu site

Entenda como fuinciona.


SEO significa Search Engine Optimization o que traduzindo significa otimização para mecanismos de busca. Na prática significa um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para sites, blogs e páginas, com foco na melhoria do posicionamento orgânico em plataformas de busca como o gigante Google.

A importância da otimização de sites

A otimização de sites é algo de extrema importância para quem deseja se destacar entre os concorrentes e quer ser ranqueado nos primeiros resultados do Google. Felizmente quando atualmente se cria um site já é possível usar plataformas que oferecem um formato adaptado para os motores de busca com vantagens como controle total de meta tags compatíveis com SEO como título, ou descrição.

Além de ser importante escolher uma plataforma de qualidade para alojar o seu site que siga as normas SEO, é importante também seguir outras dicas para otimizar o seu site, ou blog de modo a que estas fiquem o mais bem posicionadas possível.

Abaixo listamos algumas das dicas mais importantes que poderá seguir para otimizar o seu site e torná-lo o número um dos motores de busca.

Atualize o seu conteúdo

Claro que criar conteúdo é importante, mas não caia no erro de simplesmente criar conteúdo sem nunca atualizar o já existente. Quando cria novo conteúdo este leva tempo até ser ranqueado e trazer tráfego, já optando por melhorar conteúdo existente é possível ganhar alguns pontos extra em termos de posicionamento e tráfego.

Verifique o seu conteúdo já publicado e procure atualizá-lo com fatos atuais, ao mesmo tempo que procura adicionar informação relevante ao tema. Esta dica é especialmente indicada se você publicar conteúdo com títulos onde surge o ano como: 10 fatos de SEO que talvez não saiba em 2021. Neste caso é importante atualizar o conteúdo para 2022 e verificar os fatos que possam estar desatualizados para versões mais recentes.

De modo a visualizar o desempenho analise o Google search console e acesse o relatório de desempenho das páginas. Desta forma irá conseguir entender como o seu conteúdo está a ser ranqueado.

Não esqueça as palavras-chave

Melhore o seu conteúdo ao dar foco nas palavras que podem aumentar o tráfego em seu site. Verifique com regularidade quais as palavras-chave mais procuradas dentro do seu negócio, o que o seu público deseja saber e use-o a seu favor.

Crie Topic Clusters

Caso o seu site não esteja ainda estruturado em grupos de tópicos é importante que o faça. Não sabe o que são Topic Clusters? São um grupo de conteúdos que gira em torno de um tópico central usando uma página como hub para links internos, ou seja, é centrado em um único tópico com diferentes oportunidades em forma de links internos para manter os seus leitores no seu site.

Esta é uma técnica de otimização de sites bastante eficaz já que o ajudam a criar pontes entre o seu conteúdo mostrando relevância e especialização em determinado tópico. Isto porque se você apresentar apenas um conteúdo sobre um assunto não indica que você é especialista nele, já se possuir um conjunto de conteúdos relacionados que usam links internos que mostram a conexão entre eles, o caso muda de figura e você se começa a parecer uma autoridade sobre o assunto.

Isto remete-nos também que a ideia antiga de SEO que era essencial ranquear para palavras-chaves se alterou e agora é importante ranquear para tópicos, desta forma criar Topic clusters é uma oportunidade ideal para o fazer.

Verifique o conteúdo que deverá eliminar

É importante que você de tempos a tempos analise o seu conteúdo e elimine aquele que não está trazendo os resultados esperados.

Para conseguir verificar estes dados você pode fazer uma auditoria de conteúdo através, por exemplo, da construção de uma planilha onde você coloca todos os dados de cada URL do seu site para entender quais estão mandando bem e quais deverão ser eliminadas.

É possível também que algumas páginas possam ser mantidas, mas necessitem ser melhoradas para aumentar o desempenho da página. No entanto, algumas o melhor caminho é mesmo a eliminação.

Cuidado com a canibalização de palavras-chave

Este é um conceito que muitos desconhecem, mas é importante na otimização de sites - canibalização de palavras-chave, que diz respeito à intenção das suas palavras-chave em diferentes páginas.

Quando você tem duas páginas, ou mais, que visam a mesma intenção isso poderá gerar canibalização prejudicando o seu ranqueamento. Existem algumas ferramentas disponíveis que permitem identificar a canibalização de palavras-chave e que podem ser boas aliadas para conseguir otimizar o seu site.

Ao detectar o problema você pode, por exemplo, remover e criar redirecionamentos 301 para páginas canibalizadas, ou retrabalhar as estruturas de links internos, entre outras coisas que o poderão ajudar.

Otimização de sites é um trabalho constante

Existem muitas outras dicas que pode seguir para otimizar o seu site, sendo que a ideia base é que este é um trabalho constante já que a concorrência é gigante e você precisa sempre de estar atento para se manter à frente dos seus concorrentes.

Só com um trabalho frequente é possível se destacar dos seus concorrentes e se manter nos primeiros resultados dos motores de busca. Trabalho difícil, mas não impossível.