Sete cidades possuem dois clubes campeões do mundo, e duas delas ficam no Brasil

Você sabe quais são?


Existem 29 clubes considerados campeões do mundo de futebol, um título distintivo tanto para os times que ostentam as taças quanto para as cidades que os abrigam. Uma distinção maior ainda para uma cidade é possuir dois clubes campeões do mundo - apenas sete cidades possuem essa honra, e duas delas ficam no Brasil. Das sete, cinco ficam na América do Sul e apenas duas ficam na Europa. Uma das sete possui três campeões mundiais.

Neste ano, mais um título mundial será entregue ao campeão do Mundial de Clubes da Fifa. O torneio terá a participação de Flamengo ou Palmeiras, que farão a final da Copa Libertadores no final de novembro.

O Flamengo já possui um título mundial, obtido em 1981 - o único do Rio de Janeiro. O Palmeiras nunca foi campeão mundial. Para saber quem vai obter a vaga sul-americana no Mundial de Clubes receba seu código bônus Betboo e fique de olho para saber quem é favorito para vencer a Libertadores.

Até hoje, todos os vencedores do torneio foram da Europa ou da América do Sul. O Chelsea, mais recente campeão da Uefa Champions League, está garantido no Mundial de Clubes 2021. Se vencer o torneio da Fifa, o Chelsea levará o primeiro título mundial à cidade de Londres.

São considerados campeões mundiais os clubes que obtiveram títulos da Copa Intercontinental e do Mundial de Clubes. A Copa Intercontinental era um duelo anual entre o campeão da Champions e o campeão da Libertadores que foi realizado até 2004.

O Mundial de Clubes inclui os campeões de todas as seis federações continentais de futebol e foi implantado pela Fifa em 2000, mas a entidade fracassou em realizar o evento nos anos seguintes. Em 2005, o Mundial foi retomado como substituto da Copa Intercontinental.

Saiba quais são as sete cidades que sediam dois campeões mundiais:

  1. São Paulo

Era de se esperar que a lista incluísse São Paulo, maior cidade do Brasil, um dos países mais populosos do mundo e que respira futebol. Com cerca de 12,3 milhões de habitantes, São Paulo é a maior cidade das Américas e supera qualquer cidade da Europa Ocidental.

São Paulo concentra cinco títulos mundiais - três do São Paulo Futebol Clube (1992, 1993 e 2005) e dois do Corinthians (2000 e 2012), que é, também, o mais recente campeão mundial de fora da Europa.

Caso o Palmeiras vença a Libertadores e, depois, o Mundial de Clubes deste ano, São Paulo se tornará a segunda cidade do mundo com três clubes campeões mundiais.

O estado de São Paulo possui ainda mais dois títulos mundiais, ambos do Santos, clube sediado na cidade homônima.

  1. Porto Alegre

Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, a capital gaúcha é bem menor que São Paulo. Ainda assim, Porto Alegre possui dois clubes de futebol de relevância continental. O Grêmio foi campeão da Copa Intercontinental em 1983, enquanto o Internacional obteve o título do Mundial de Clubes em 2006.

A Arena do Grêmio, no extremo norte da cidade, e o estádio Beira-Rio, em Praia de Belas, estão separados por menos de 13 quilômetros. A rivalidade Grenal é considerada uma das mais fortes do mundo e polariza todo o estado do Rio Grande do Sul.

  1. Montevideo

A capital do Uruguai possui menos de 2 milhões de habitantes, mas concentra cerca de metade da população uruguaia. Montevideo reúne seis títulos mundiais - três do Nacional (1971, 1980 e 1988) e três do Peñarol (1961, 1966 e 1982).

O estádio Gran Parque Central, do Nacional, e o estádio Campeón del Siglo, do Peñarol, ficam a menos de 15 quilômetros de distância um do outro. O clássico entre os dois clubes polariza o Uruguai e, assim como em Porto Alegre, o futebol está profundamente enraizado no cotidiano de Montevideo.

  1. Buenos Aires

A capital e maior cidade da Argentina é a única cidade do mundo com três campeões mundiais. A cidade autônoma de Buenos Aires possui cerca de 3 milhões de habitantes, o que faz dela a oitava maior cidade da América Latina.

Entre os três campeões mundiais de Buenos Aires, o mais vitorioso é o Boca Juniors (1977, 2000 e 2003). O mais notório clube argentino está sediado no estádio La Bombonera, no bairro de La Boca, às margens do porto velho da cidade.

O River Plate, arquirrival do Boca, foi campeão da Copa Intercontinental em 1986. A rivalidade Boca-River, apelidada de Superclásico, é considerada a mais intensa do mundo. O River está sediado no Monumental de Núñez, no bairro de Belgrano, zona norte da capital.

O terceiro campeão mundial de Buenos Aires é o Vélez Sarsfield, campeão da Copa Intercontinental de 1994. O estádio do clube é o José Amalfitani, no bairro de Liniers, na periferia da cidade.

  1. Avellaneda

Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires, é a menor cidade desta lista. Com cerca de 350 mil habitantes, concentra três títulos mundiais - dois do Independiente (1973 e 1984) e um do Racing (1967). Avellaneda fica no limite sudeste da capital nacional.

Com isso, a Grande Buenos Aires possui oito títulos mundiais, já que o Estudiantes, de La Plata, também é campeão do mundo. Somando Montevideo, são 14 títulos às margens do rio da Prata. Agregando ainda Porto Alegre, que está a apenas 800 quilômetros de Montevideo, são 16 títulos.

  1. Madrid

Está na capital espanhola o maior de todos os campeões mundiais. O Real Madrid possui sete títulos, quatro dos quais conquistados na última década. O clube conquistou o mundo em 1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018. O estádio Santiago Bernabéu, sede do Real Madrid, fica em Chamartín, um distrito nobre da cidade.

O outro campeão mundial de Madrid é o Atlético de Madrid, campeão da Copa Intercontinental em 1974. O estádio do clube, o Wanda Metropolitano, fica na zona leste da cidade.

A Espanha possui ainda três títulos do Mundial de Clubes com o Barcelona, time fortemente ligado ao separatismo catalão.

  1. Milão

A última cidade desta lista é o coração econômico e industrial da Itália e capital da região da Lombardia, a mais rica do país. Com 1,4 milhões de pessoas, Milão concentra sete títulos mundiais - quatro do Milan (1969, 1989, 1990 e 2007). O clube está empatado com o Bayern de Munique como segundo maior campeão do mundo, atrás apenas do Real Madrid.

A Internazionale, também de Milão, foi campeã mundial em 1964, 1965 e 2010.

A Itália possui mais três títulos mundiais com a Juventus, baseada em Turim, no Piemonte.