Shampoo anticaspa, saiba se pode usar todos os dias e dicas

Qual a forma correta de usar o shampoo?


A caspa consiste numa descamação que ocorre em nosso couro cabeludo, em casos em que há maior produção de oleosidade do que a quantidade que os cabelos realmente precisam. E quem produz essa oleosidade são as glândulas do folículo capilar.

Quando isso acontece, há um crescimento acelerado da produção das células da camada da pele mais superficial. Com isso, as células mais velhas são expulsas.

Os pontos brancos que vemos em nosso couro cabeludo são, na verdade, um aglomerado dessas células.

Esse aumento de oleosidade pode ocorrer por vários motivos, mas está ligado, principalmente, ao uso de químicas nos cabelos, uso de chapéus com frequência, que deixam o couro cabeludo muito abafado, estresse e banhos com a água quente demais. Enfim, tudo isso pode a oleosidade do couro cabeludo. 

Shampoo anticaspa - como funciona?

 Para diminuir a caspa, precisamos diminuir a oleosidade no couro cabeludo. Esse shampoo deve conter um nível de adstringência superior do que os shampoos tradicionais para conseguir desempenhar bem a sua função.

Esses elementos adstringentes promovem uma limpeza profunda no couro cabeludo, diminuindo a oleosidade e, com isso, reduz as caspas também.

Há ainda o shampoo anticaspa com ação antifúngica. Geralmente, ele é à base de zinco, que atua combatendo os fungos, e que usam a oleosidade do couro cabeludo para se alimentarem.

Benefícios do shampoo anticaspa

Confira agora quais são os principais benefícios que o shampoo anticaspa pode proporcionar:

  • Reequilibrar a oleosidade

O cabelo necessita de uma certa oleosidade para ficar saudável e bonito. Porém, quando em excesso, causa caspas. E, caso seja pouco, deixa o cabelo ressecado. O shampoo anticaspa atua retirando o excesso dessa oleosidade.

  • Combate fungos

Eles se alimentam do sebo, causam uma coceira, além de um grande desconforto. Se você está passando por esse problema, o ideal é usar shampoo anticaspa. Afinal de contas, ele foi feito para essa finalidade.

  • Limpa profundamente

A ação adstringente não só ajuda a eliminar o excesso de oleosidade, mas também elimina várias impurezas que prejudicam os fios capilares.

Shampoo anticaspa masculino e feminino

 Ainda que ambos tenham a mesma ação, os homens e as mulheres têm couro cabeludo diferentes. No caso dos homens, eles tendem a ser mais oleosos. Já nas mulheres, ele tem maior probabilidade de ressecamento. Além disso, também apresenta uma resistência maior.

Por isso, é bem comum encontrarmos shampoos anti-caspas para homens e outros para as mulheres. Como ele age diretamente no couro cabeludo, o ideal é escolher o melhor shampoo anticaspa conforme a indicação do produto. Dessa forma, você garante melhores resultados.

Qual a forma correta de usar o shampoo anticaspa?

É sempre interessante ler a embalagem antes de aplicar o produto. Pois as marcas indicam a forma correta de fazer isso. Contudo, geralmente, a maneira correta de usar o shampoo anti caspas é:

  1. Aplicar o shampoo na raiz dos cabelos;
  2. Sem esfregar, ir fazendo movimentos circulares usando apenas as pontas dos dedos.
  3. Enxágue bem, para que não fique resíduo do produto no couro cabeludo
  4. Caso possua ferida no couro cabeludo, não utilize shampoo anticaspas. Procure por um dermatologista antes de começar a usar o produto.
  5. Não se deve usar o shampoo anticaspa diariamente, pois seu uso contínuo pode estimular ainda mais a produção de óleo no seu couro cabeludo, deixando seu cabelo mais oleoso, facilitando ainda mais o aparecimento de caspas. Enfim, procure seguir um cronograma capilar para conseguir resolver seu problema, e manter seu cabelo saudável, e livre de caspas.