Tempestade derruba árvores e provoca estragos em São Sebastião; EDP registra 70 ocorrências na região

Confira mais informações


Oficialmente o verão chega neste sábado (21/12), mas o forte calor desta sexta-feira (20/12) resultou em formação de nuvens carregadas e uma tempestade com rajadas de vento, por volta das 14h, que ocasionaram a queda de quatro árvores de grande porte no trecho entre Pontal da Cruz e Praia Deserta, região central de São Sebastião. Ninguém ficou ferido.

 

Agentes da Defesa Civil e do Departamento de Tráfego (Detraf) de São Sebastião seguem trabalhando no local. O trânsito no trecho urbano da Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55) está liberado. 

A queda de uma árvore centenária localizada na curva do Pontal da Cruz chama a atenção para a força do vento desta tarde. Na Praça do Pontal da Cruz, clientes de um restaurante gravaram o momento que galhos atingem a fiação elétrica, gerando explosões. A unidade de saúde do Pontal teve problemas no telhado por conta do vendaval e foi fechada.

A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco, mas ressalta que as principais ocorrências registradas por conta da tempestade foram as quedas de árvores. 

EDP

A EDP informa que o temporal que atingiu o Litoral Norte no início da tarde desta sexta (20/12) "elevou de forma expressiva a criticidade de operação do sistema elétrico. Equipes técnicas estão mobilizadas, conforme o planejamento estratégico do Plano verão 2024/2025, e seguem em atuação no atendimento a mais de 70 ocorrências".

Segundo a empresa, no Litoral Norte, São Sebastião foi o município mais impactado. Os bairros de Juquehy, Baleia, Sahy e Camburi concentram o maior número de ocorrências.  Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.

 "Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados", diz a nota enviada pela concessionária. 

 Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso. A EDP reforça o alerta da Defesa Civil de SP para a possibilidade de novos temporais no final de semana. A população deve ficar atenta às recomendações sobre segurança e não se aproximar de cabos partidos ou de fios caídos.