Startups arrecadam 1,68 bilhão de reais em fases iniciais de investimentos

Unicórnios são cada vez mais raros virando um conto de fadas até mesmo no mundo dos negócios. Mediante a tão poucas empresas chegando a este estágio de desenvolvimento, a captação de recursos nas fases iniciais é primordial.


Ao longo do primeiro semestre de 2022 as startups brasileiras receberam menos incentivos e oportunidades de financiamento do que em anos anteriores. Foram apenas 2,92 bilhões de dólares recebidos, o que representa 44% a menos do que o valor registrado no mesmo período do ano anterior, segundo dados levantados pela plataforma inovação Distrito.

A alternativa para muitas empresas que ainda estão no papel é aguardar um momento econômico mais propício para a captação de recursos, enquanto se preparam tecnicamente antes de ingressar no empreendedorismo. Existem eventos importantes para quem vive o sonho de ser empreendedor, como o Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté, o HITT NEXT, evento voltado para guiar novos empreendedores nos estágios iniciais.

Destaque-se em poucos segundos e não perca nenhuma oportunidade de negócio

Com os recursos financeiros cada vez mais disputados, ganhar o mercado tem se tornado ainda mais desafiador. O sucesso no meio digital requer estratégias efetivas e de baixo custo, além da capacidade de atrair o consumidor  em poucos segundos, o que é fundamental para se destacar no mercado e garantir sucesso nos primeiros meses de vida.

Neste quesito, há muitas tecnologias  que estão a favor dos novos empreendedores. É de fundamental importância saber usar os recursos disponíveis online, como o https://businessnamegenerator.com/pt-br/ que fornece suporte para criação de nomes comerciais para qualquer nicho. Além de gerar nomes comerciais de confiança, a plataforma possibilita a consulta de disponibilidade do nome, pesquisa de concorrentes e de público.

Tais ferramentas se tornam indispensáveis quando os recursos financeiros são limitados. Lembre-se de que sua empresa pode não ter uma segunda chance para atrair um cliente que passou indiferente pela sua marca da primeira vez. Com a queda nos investimentos para empresas iniciantes, cada oportunidade deve ser aproveitada, sem desperdiçar clientes e investimentos que podem não aparecer novamente.

Olhares atentos para todas as oportunidades

Embora tenha sido registrada uma queda no investimento para empresas iniciantes no primeiro semestre deste ano, o volume total de recursos destinado às startups em estágios iniciais cresceu. É preciso olhar para os dados com mais detalhe para entender que o cenário ainda é positivo e muito promissor para novos empreendedores. Lembre-se de que na verdade o aumento de rodadas de investimentos dos tipos 'seed' e 'early stage' aumentaram, e muito, nos últimos 2 anos.

Paulo Deitos é cofundador da Captable, uma plataforma de investimento em startups, e afirma que "quem investe nos estágios iniciais, garante que entrou no negócio pelo menor valor, e, ainda, possivelmente, terá a maior valorização do investimento porque acompanhará a curva de crescimento da startup". Uma das mensagens mais importantes que fica aqui é a importância de um planejamento consistente para que o empreendedor consiga garantir cada oportunidade de manter o seu negócio saudável desde os primeiros meses de criação.