Tecnologia da informação, a próxima fronteira do mercado de trabalho

Saiba mais.




Recentemente, foi noticiado aqui que Guaratinguetá estava oferecendo cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação, também conhecida como TI. Como toda iniciativa educacional, essa também é muito bem-vinda, especialmente porque abrange uma área em franco crescimento que, até onde se pode ver, não deverá arrefecer facilmente.

Por vezes se perde a noção de como a TI está onipresente em nossas vidas cotidianas. E ela oferece tantas oportunidades justamente porque contempla praticamente todas as áreas de conhecimento.

Na internet é possível descobrir como fazer o churrasco perfeito, converter medidas americanas ou entender como funcionam as regras do poker - tudo através de alguns cliques em seu celular. Seja qual for o site, ele precisa de mão de obra especializada.

Vamos nos deter nos três exemplos acima, um de cada vez.

O churrasco perfeito

Alguém que queira preparar o melhor churrasco do mundo pode encontrar inúmeros recursos na internet. O mais básico, vídeos no YouTube mostrando como cortar, temperar e assar a carne; ou como acender e manter o fogo; formas diferentes de fazer os mesmos cortes, ou cortes diferentes para a mesma carne. Todos esses vídeos podem ser feitos de forma caseira ou bastante profissional. Mas criar e manter um canal onde eles possam ser vistos, fazer com que sejam encontrados pelos mecanismos de busca, identificar o comportamento dos usuários que os assistem (e talvez relembrá-los dos vídeos no futuro) ... tudo isso está nas mãos do profissional de TI. É ele que faz o conteúdo ficar a ponto de ser visto por milhares de usuários.

Polegadas, pés e jardas

Entre mais de duzentas nações do mundo, os Estados Unidos é uma das poucas que não adota o sistema métrico em suas medidas. Por lá, preferem usar polegadas, pés e jardas para medir distâncias (e Fahrenheit para temperaturas). Se antigamente éramos obrigados a fazer contas na ponta do lápis para descobrir que quatro polegadas são 10,16 centímetros, hoje basta entrar em um dos muitos websites de conversão de medida (o Google é o primeiro). Aqui, as oportunidades para profissionais de TI se ampliam, pois há uma troca de informações entre os usuários e o website. Qual é a medida que se quer converter? Para qual? Qual quantidade?

Aqui vale a pena explicar o conceito de front-end e back-end. Um profissional de TI que trabalha com programação de front-end vai cuidar daquilo que o usuário vê: a cara do site, as cores, as letras, mas, principalmente, a forma como o site é usado. Onde se coloca a medida? Como se escolhe a unidade? Onde fica o botão para converter? Quanto mais agradável e fácil de usar, maiores as chances de conquistar as pessoas.

Já o programador de back-end atua nos bastidores. Ele faz a programação do que acontece quando os dados são inseridos, e a operação é solicitada. O que o programa deve executar? Qual fórmula deve ser aplicada? O que deve ser devolvido para o usuário? Além de precisão, a rapidez também é fundamental. Ninguém gosta de aplicativo travado.

Diversão eletrônica

Talvez poucas áreas tenham aberto mais campos de TI do que o entretenimento. Um dos primeiros usos do computador pessoal foi justamente nos videogames. Primeiro em forma de consoles, depois como programas para PC e hoje com aplicativos para celular. Essas plataformas se sobrepuseram, mas não se anularam. Ou seja, há trabalho de sobra para quem desenvolve games.

Essa é, na verdade, uma das indústrias que mais cresce, com intensa demanda de mão-de-obra não apenas no Brasil, mas também no exterior. Nos portais de entretenimento, nos quais o jogador toma decisões dentro da plataforma, vale a mesma lógica de back-end e front-end. Ou seja, a oferta de trabalho se multiplica por dois, pelo menos.

Assim como alguns empregos desapareceram com a chegada da tecnologia da informação (não se sabe de nenhum operador de telex remanescente), outras funções surgiram no bojo da TI. Demandam aprendizado, estudo e atualização constante. Mas são sem dúvida a próxima fronteira do mercado de trabalho.