82% dos brasileiros pretendem comprar presentes no Natal, e preferência é pelas lojas online

Pesquisa revela ainda que consumidores devem estender suas buscas por presentes em dezembro e usar a web para encontrar ideias do que presentear


Apesar de 2020 estar sendo um ano fora do comum e de muitas mudanças nos costumes da população, uma tradição deve permanecer: a comemoração do Natal. 89% dos brasileiros vão festejar a data e, mesmo com a crise econômica, 82% disseram que os presentes do dia 25 de dezembro não vão faltar este ano. É o que informa a pesquisa realizada online pela Teads, plataforma global de mídia, em parceria com a Netquest.

Seguindo a tendência de consumo dos meses anteriores, as compras online aparecem como preferidas entre as opções dos que participaram do levantamento. 55% responderam que devem ir às compras na web e também presencialmente; 21% afirmaram que comprarão apenas pela internet; e 4% devem comprar online e retirar na loja. Apenas 20% das respostas davam preferência exclusivamente para as lojas físicas.

Como é a busca online pelos presentes?

A pesquisa aponta que a internet terá um papel crucial na decisão do que presentear neste Natal. A inspiração do que comprar para a data em 68% dos casos vem de buscas gerais online, enquanto 42% devem pesquisar diretamente no site oficial das lojas e 15% têm ideias a partir de campanhas publicitárias.

Tudo isso reforça a necessidade dos e-commerces investirem em otimizações de seus sites, prezando pela jornada do cliente, que tem como um de seus pilares facilitar a decisão de compra, através de conteúdos informativos sobre os itens. Essa melhoria ajuda o cliente a se identificar com o produto, entender que ele atende às suas necessidades e, consequentemente, comprá-lo.

Apesar de a decisão final ainda não estar tomada, entre as opções de presentes, as mais populares são roupas e sapatos (71%), produtos de beleza (46%), utensílios domésticos (39%) e eletrônicos (33%).

Ainda que boa parte dos consultados (65%) tenha dito que procura pelos presentes durante a Black Friday, os esforços para que os sites continuem funcionando bem e o atendimento ao cliente seja satisfatório devem continuar intensos, mesmo depois dessa data. Afinal, 87% dos consumidores disseram que, além do dia de descontos, continuarão buscando produtos durante o mês de dezembro.

Com a pretensão de economizar para comprar mais de um item, 79% dos pesquisados destacaram que levariam em consideração principalmente o preço na hora de decidir o que colocar no carrinho. Outros 38% afirmaram que, para eles, se destacam vantagens como o frete grátis e 22% preferem que suas compras cheguem rapidamente.