Quem passa pelo Parque Capivari, em Campos do Jordão, encontra neste fim de semana uma das principais atrações de Natal da Fundação Lia Maria Aguiar. O espetáculo O Filho da Humanidade estreou ontem (12), e apresenta uma jornada poética e brasileira da vida de Jesus, retratada como uma presença viva e transformadora no cotidiano das pessoas.
Encenada pela primeira vez, a peça segue em cartaz neste sábado (13) e domingo (14), e retorna ao palco entre os dias 19 e 21 de dezembro, sempre com entrada gratuita. O texto foi escrito por Viviane Santos, coordenadora do Núcleo de Teatro da Fundação Lia Maria Aguiar, e a montagem conta com cerca de 50 alunos dos Núcleos de Teatro e Música da instituição.
A obra nasceu a partir de estudos bíblicos e históricos e aposta em músicas com sonoridade brasileira e personagens de diferentes sotaques do país. A proposta é abordar a história do nascimento de Jesus da realidade do público e destacar como seus ensinamentos permanecem presentes no dia a dia das pessoas. "Optamos por músicas brasileiras e personagens diversos para retratar o nascimento de Jesus Cristo e a presença de seus ensinamentos na vida de cada um", afirma Vanessa Costa, diretora-executiva da Fundação Lia Maria Aguiar.
O espetáculo integra a programação cultural de Natal da Fundação Lia Maria Aguiar, que neste ano investiu R$ 4,65 milhões em uma decoração temática grandiosa. A cidade ganhou novos cenários, como o Pórtico da Fantasia, a Fábrica de Brinquedos, a Casa do Papai Noel e o Parque Capivari, que se tornou o principal palco de apresentações culturais e artísticas.
Entre as novidades está o Cortejo de Natal CARDE, um passeio musical que sai da loja do museu, no centro turístico, e segue até o Parque Capivari, com a participação dos alunos do Núcleo de Música a bordo de uma jardineira clássica. A programação inclui ainda a Corrida Iluminada de Natal, marcada para o dia 20 de dezembro, com modalidades para diferentes faixas etárias, incluindo corrida, caminhada, prova infantil e a Cãorrida.
Além das atrações culturais, o Natal da Fundação Lia Maria Aguiar mantém o compromisso com a solidariedade. A instituição realiza ações externas aos asilos e casas abrigadas de Campos do Jordão, com doações de recursos financeiros, itens de primeira necessidade, presentes, roupas e cestas de Natal. Os alunos também participam de iniciativas solidárias internacionais, incentivando valores como empatia e partilha.
Programação Cultural Natal Fundação Lia Maria Aguiar
Parque Capivari Local
13 de dezembro - sábado
Cortejo de Natal CARDE Carro Clássico e Música às 15h
Espetáculo O Filho da Humanidade Núcleo de Teatro às 18h e às 20h
14 de dezembro - domingo
Cortejo de Natal CARDE Carro Clássico e Música às 15h
Espetáculo O Filho da Humanidade Núcleo de Teatro às 20h
19 de dezembro - sexta-feira
Espetáculo O Filho da Humanidade Núcleo de Teatro às 20h
20 de dezembro - sábado
Cortejo de Natal CARDE Carro Clássico e Música às 15h
Espetáculo O Filho da Humanidade Núcleo de Teatro às 18h e às 20h Corrida Iluminada de Natal realização Núcleo de Saúde
21 de dezembro - domingo
Cortejo de Natal CARDE Carro Clássico e Música às 15h Espetáculo O Filho da Humanidade Núcleo de Teatro às 20h