Aporte mensal: por que aplicar na carreira de criptomoedas?

Entenda qual a importância e os benefícios de fazer investimentos por mês em moedas digitais


Comumente os investidores dizem que o melhor momento para comprar criptomoedas é quando o mercado está em baixa cotação. A afirmação é confirmada por muitos especialistas que afirmam ser possível encontrar boas oportunidades de comprar criptomoedas em momentos de queda. Entretanto, não há como prever quando esses momentos de oscilação negativa do mercado irão ocorrer.

Por isso, uma das recomendações dos investidores é fazer aportes mensais por meio das exchanges, com o objetivo de ter mais segurança sobre os recursos destinados à compra de moedas digitais.

Considerando que os criptoativos são recursos de renda variável e estão inseridos em um mercado de alta voltatilidade, os aportes mensais caem como uma luva para conter a ansiedade do investidor nos momentos de queda.

Além disso, os aportes mensais funcionam como um ótimo mecanismo para manter a regularidade dos investimentos e ajudar a equilibrar o orçamento financeiro.

Por que fazer aporte mensal em criptomoedas? 

O investimento em criptomoedas pode ser feito bem aos poucos, com pouco dinheiro, o que torna o formato de atuação no mercado financeiro democrático para todos.

Nesse formato, fica mais flexível planejar investimentos mensais, separando uma parte do dinheiro da sua principal fonte de renda, que pode ser o salário.

Além disso, o aporte mensal ajuda a consolidar uma constância de investimento no intervalo de um ano, sendo uma forma importante de construir uma carteira sólida dentro do mercado de criptomoedas.

Portanto, além de ser um formato de aporte financeiro flexível e viável, o formato traz outros benefícios que são:

  • Criação do hábito de economizar e investir de forma disciplinada e saudável;
  • Fica mais fácil diversificar a carteira de investimento, fazendo com que o investidor não se exponha a apenas um ativo, sofrendo menos com as oscilações de mercado;
  • Em momentos de queda do mercado, os aportes mensais ajudam a aumentar a carteira com boas aquisições de investimentos.

Como começar a fazer aportes mensais na carteira de criptomoedas? 

Em função das vantagens apontadas, é importante traçar estratégias de aplicação de recursos em criptomoedas. Veja algumas formas de começar:

  • Estabeleça objetivos: é imprescindível quais são seus objetivos com os investimentos em criptomoedas;
  • Planeje seus investimentos: estabeleça o planejamento dos seus aportes financeiros, delimitando qual valor será destinado para a aplicação;
  • Mantenha a disciplina: não abra mão da frequência de investimento e evite gastar a quantia estipulada para a compra das moedas digitais;
  • Acompanhe o mercado: fique atento ao mercado, observando as principais mudanças, acompanhando inclusive fatores externos que podem prejudicar o mercado;

Faça o rebalanceamento da carteira: um novo balanceamento é uma medida importante para que sejam feitos ajustes proporcionais aos ativos da sua carteira, conforme o planejamento feito inicialmente.

anuncio