Black Friday se torna a segunda data mais lucrativa para o comércio da RM Vale, aponta Sincovat
A expectativa do Sincovat é que a data continue crescendo no calendário do varejo regional, consolidando a Black Friday como um mês estratégico para impulsionar as vendas de fim de ano.
A Black Friday já é o segundo evento mais lucrativo do ano para o varejo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, ficando atrás apenas do Natal, de acordo com um estudo do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat). O levantamento revela uma mudança significativa nos hábitos de consumo dos clientes da região durante o mês de novembro.
O estudo, baseado na Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) realizada pela FecomercioSP com dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP), analisou a sazonalidade das compras de 2008 a 2023. Historicamente, o ranking das principais datas para o varejo era liderado pelo Natal, seguido pelo Dia das Mães e pelo Dia dos Namorados. No entanto, o crescimento da Black Friday, que começou no Brasil em 2010, alterou essa ordem e agora ocupa a segunda posição em faturamento para o setor.
Na RM Vale, o mês de novembro, que em 2008-09 estava em sexto lugar em faturamento médio, subiu para o terceiro em 2012-13 e, na média de 2022-23, alcançou o segundo lugar. Essa mudança é atribuída ao amadurecimento da Black Friday, que inicialmente foi adotada pelo comércio eletrônico, mas se expandiu para o varejo físico e para setores diversos, incluindo serviços.
Segundo Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, a Black Friday se consolidou como um mês inteiro de promoções. "Já há alguns anos, muitas lojas entram em novembro fazendo promoções, ou seja, virou o mês da Black Friday e não somente um dia. E essa tendência, impulsionada pelo marketing da data, foi aumentando para todos os setores, até o de serviços. De olho nas promoções, muitos consumidores antecipam parte das compras de Natal, o que eleva o consumo durante esse mês," explica Guinsburg.
A expectativa do Sincovat é que a data continue crescendo no calendário do varejo regional, consolidando a Black Friday como um mês estratégico para impulsionar as vendas de fim de ano.