Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro

Valores variam conforme número de dias trabalhados no ano-base 2022


A partir desta segunda-feira (15), aproximadamente 4,24 milhões de trabalhadores com carteira assinada, nascidos em setembro e outubro, podem sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao ano de 2024. Os valores estão acessíveis através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é um benefício pago anualmente a trabalhadores que se enquadram em certos critérios estabelecidos pelo governo. Este mês, os pagamentos estão sendo antecipados para os trabalhadores do Rio Grande do Sul nascidos entre setembro e dezembro que regularizaram sua situação após 15 de maio.

Ao todo, 5.426 trabalhadores serão beneficiados, recebendo cerca de R$ 5,67 milhões. Nos meses de maio e junho, aproximadamente 760 mil trabalhadores do estado, afetados pelas enchentes ocorridas no final de abril e em maio, já haviam recebido o pagamento antecipado.

Em 2024, está previsto que cerca de R$ 27 bilhões sejam distribuídos. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial alcançará 24,87 milhões de trabalhadores em todo o país. Destes, 21,98 milhões são da iniciativa privada, elegíveis ao PIS, enquanto 2,89 milhões são servidores públicos, empregados de estatais e militares, com direito ao Pasep.

Os pagamentos do PIS são realizados pela Caixa Econômica Federal, enquanto os do Pasep são pelo Banco do Brasil. Tradicionalmente divididos em seis lotes, com base no mês de nascimento (PIS) ou número final de inscrição (Pasep), os saques começam nas datas de liberação dos lotes e vão até 27 de dezembro de 2024. Após esse período, será necessário aguardar uma convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência para eventuais saques.

 

*com informações da Agência Brasil.