O comércio da RM Vale está com grande expectativa para as vendas de presentes para o Dia dos Namorados. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat), o comércio espera uma alta de 4% no mês de junho, comparado ao ano passado.
Se as estimativas se confirmarem, o faturamento será o maior desde 2008.
"Esses 4%, que pode parecer tímido, deve ser encarado como um excelente resultado já que diante de uma forte base de comparação, é natural e esperado que as taxas de crescimento sejam menores em relação ao ano passado", disse Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.
O Dia dos Namorados é uma das datas mais significativas para o comércio. As lojas de eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, tecidos e calçados apresentam alta nas vendas durante todo o mês de junho. Ficando atrás apenas dos setores de perfumarias, chocolates, joias , flores e restaurantes.
De acordo com o presidente do Sincovat, a data e o inverno devem colaborar com o aumento das vendas.
"É difícil uma pessoa deixar o namorado ou namorada sem presentes. Há todo um contexto e um apelo comercial da data que ajuda a movimentar o comércio e o setor de serviços. Essa queda na temperatura também deve colaborar, uma vez que o tiquete médio das roupas de inverno é maior", disse.
Para os casais que decidirem por jantares românticos, viagens ou atividade de lazer, há um equilíbrio entre as opções que ficaram mais caras e mais baratas.
O preço das refeições subiu 3,04%, já as viagens e atividade de lazer apresentaram alta nas seguintes áreas:
Hospedagem ( 7,84%) Ônibus Interestadual (4,94%) Cinema, teatro e concertos (5,01%) O setor de passagens foi o único que apresentou queda, correspondendo a 0,89%.