Comércio varejista tem pequeno saldo positivo na geração de emprego na região

Por outro lado, o acumulado de 12 meses registra o encerramento de 185 vínculos empregatícios


O comércio varejista na região de Taubaté abriu nove postos de trabalho com carteira assinada em maio, é o que informa a da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O resultado é modesto, mas pelo menos é positivo, com nove vagas, resultado de 3.738 admissões contra 3.729 desligamentos.

Por outro lado, o acumulado de 12 meses registra o encerramento de 185 vínculos empregatícios. Com isso, o varejo da região encerrou o mês com estoque ativo de 98.951 trabalhadores formais, queda de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2017.

O levantamento do (FecomercioSP foi elaborado com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Entre as nove atividades analisadas, cinco tiveram variação negativa no estoque de trabalhadores em relação a maio de 2017, com destaque para lojas de vestuário, tecidos e calçados (-4,3%); e de materiais de construção (-1,1%). Por outro lado, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (4,3%); e de autopeças e acessórios (2,2%) apresentaram as maiores variações positivas na mesma base de comparação.

Região de Taubaté: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé, Ubatuba.