O Sindicato dos Empregados no Comércio de Taubaté e região e o Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté fecharam, na tarde desta terça-feira (6), a Convenção Coletiva do Trabalho 2017-2018 que beneficiará os trabalhadores da categoria. Os comerciários receberão aumento de 3%. O salário base dos trabalhadores em geral passa de R$ 1320,00 para R$ 1360,00.
Os retroativos dos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, décimo terceiro salário e janeiro deverão ser pagos nos meses de março, abril e maio de 2018. A Convenção Coletiva do Trabalho, com o reajuste salarial de 3%, abrange os municípios: Taubaté, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Tremembé, Redenção da Serra, Natividade da Serra, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, totalizando nove cidades na base territorial do Sincomerciários de Taubaté.
Segundo o presidente do Sincovat, Dan Guinsburg, e o presidente do Sincomerciários, Carlos Dionísio de Morais, a demora para a assinatura no acordo coletivo foi em razão da reforma trabalhista, que exigiu atualização das cláusulas da convenção.
Entre os itens que merecem destaques estão a possibilidade do parcelamento das férias em duas vezes, o banco de horas, que agora pode ser compensado em até nove meses e o trabalho nos feriados. O empregador poderá optar pagar 100% ou conceder uma folga em até 30 dias para o funcionário que trabalhar nos feriados.
Pinda ainda negocia O município de Pindamonhangaba negocia a Convenção separadamente das demais cidades, e a previsão é que até o fim do mês o acordo seja fechado.