Cresce o número de empresas interessadas em se instalar em Pindamonhangaba

Posição estratégica da cidade no centro geográfico do Vale do Paraíba e com excelente estrutura logística vêm se destacando positivamente


Secretário de Desenvolvimento Econômico, prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues e representantes da rede de supermercados ShibataSecretário de Desenvolvimento Econômico, prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues e representantes da rede de supermercados Shibata (Foto : Arquivo AgoraVale)

No ultimo final de semana, foi divulgada a lista do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que coloca Pindamonhangaba na liderança do ranking de geração de empregos formais na região. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Álvaro Staut Neto, o resultado reflete um intenso trabalho em concentrar ações para beneficiar diretamente os moradores do município.

"Nós lideramos desde janeiro, só perdemos em agosto com uma diferença de 12 vagas para São Jose dos Campos e recuperamos isso em novembro e dezembro. O percentual nosso, que é o saldo de admissões frente às demissões foi de 3,44% e a cidade ficou com um saldo de 1.069 vagas. A cidade que ficou mais próxima da nossa foi Tremembé com 89 vagas." comemorou Staut.

Na pasta de Desenvolvimento Econômico, Staut é o titular pela segunda vez, função que exerceu em outra administração. E foi na sua passagem anterior pela Prefeitura que a cidade ganhou importantes empresas, com destaque para a Termojet, Martifer e a siderúrgica GV do Brasil, alem de vários outros investimentos no setor comercial como o Tenda Atacado e Spani.

Parcerias com empresas - Segundo o secretário, o que tornou possível gerar esse grande número de empregos em 2019 foi uma iniciativa do prefeito Isael Domingues (PR) que priorizou obras de revitalização no centro da cidade por meio de parcerias público/privadas.

"Obras como a da Praça 7 de Setembro (construção), Rua dos Andradas, Praça Monsenhor Marcondes e Rua dos Andradas foram bancadas por empresas que ganharam galpões já prontos em Pindamonhangaba. Nessa negociação com eles, o nosso prefeito acertou que eles poderiam entrar com essa contrapartida.", disse.

Da mesma forma deve ocorrer com as obras já contratadas para 2020, garante Staut. "Destacamos a construção do terminal rodoviário e cemitério, ambos no distrito de Moreira César, além das obras do Cepatas e empresas contratadas em função da ampliação da Novelis e outras como supermercados da rede Simpatia e o Taka."

Mais investimentos - De acordo com o secretário, outras grandes conquistas estão sendo aguardadas após muita negociação. Staut destaca que a localização estratégica da cidade, no centro geográfico do Vale do Paraíba e com excelente estrutura logística são diferenciais para o investidor.

 "Pra 2020 temos aí a perspectiva da implantação de duas unidades do supermercado Shibata. Teremos o posto Graal às margens da Via Dutra na pista sentido Rio e ainda o início das obras da nova rodoviária na Via Dutra, cujo contrato foi assinado no dia 17. Tudo isso gera emprego direto ou indireto.", lembrou.

Ao encerrar a entrevista, o secretário Álvato Staut revelou que tem em sua mesa três grandes análises sobre empresas interessadas em trazer investimentos para o município. Segundo ele, entre fevereiro e março outras boas notícias devem chegar para a cidade.