A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quarta-feira (26) novos dados das exportações brasileiras que apontam crescimento de 24,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Os dados são do Indicador Mensal da Balança Comercial da FGV.
Também tiveram aumento as importações que registraram crescimento de 12%. De acordo com o indicador, a balança comercial registrou superávit de US$ 14,4 bilhões. Com o resultado da balança comercial, estima-se que o comércio externo brasileiro encerre o ano com um saldo positivo de US$ 50 bilhões.
Quanto ao volume, as exportações tiveram crescimento menor (11%) que as importações (17%) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. A maior alta nas exportações foi observada no setor da indústria extrativa (38%), seguido pela indústria da transformação (9%). A agropecuária teve uma queda de 7%. As exportações de não commodities aumentaram 16% e as de commodities, 6%.
O maior crescimento no volume importado ocorreu na indústria de transformação (23%), seguido pela extrativa (11%). A agropecuária teve queda de 4%.
Preços dos produtos negociados
Os termos de troca penderam a favor da balança comercial brasileira, com uma melhora de 19% na comparação com o primeiro trimestre de 2016, devido ao aumento de 15% do preço das exportações e da queda de 3% do preço das importações.