Governo divulga calendário para saque em contas inativas do FGTS


O Governo Federal divulga oficialmente nesta terça-feira (14) o calendário para saque em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O calendário é baseado no mês de aniversário do trabalhador e os saques começam a partir de 10 de março.

De acordo com o Ministério da Fazenda, cerca de 10 milhões de trabalhadores poderão se beneficiar da medida. O Governo acredita que 70% das pessoas com direito ao saque devem procuram a Caixa para acessar as contas.

As datas serão: 10 de março para nascidos em janeiro e fevereiro; 10 de abril para nascidos em março, abril e maio; 12 de maio para nascidos em junho, julho e agosto; 16 de junho para nascidos em setembro, outubro e novembro; e 14 de julho para nascidos em dezembro. O dinheiro estará disponível para trabalhadores elegíveis até 31 de julho deste ano.

A retirada só pode ser feita em contas em que o empregado foi desligado da empresa até 31 de dezembro de 2015. Quem foi demitido, ou pediu demissão, após essa data não poderá efetuar o saque.

Quem tem até R$ 3 mil em contas inativas, a Caixa orienta a fazer o "Cartão Cidadão" para fazer o saque direto no terminal de autoatendimento. Para fazer o cartão, é preciso estar cadastrado no PIS/Pasep e ter o Número da Inscrição Social (NIS).

Os trabalhadores que possuem poupança na Caixa, terão o dinheiro transferido diretamente para conta. Já quem tem apenas conta corrente, precisa autorizar a transferência.

Para atender os trabalhadores que tem direito ao benefício, a Caixa Econômica Federal vai abrir aos sábados durante cinco horas. Além disso, disponibilizou um site específico para consulta e um aplicativo para smartphones. As contas inativas do FGTS são as que não recebem mais depósitos do trabalhador, por conta do contrato de trabalho suspenso.