Investir em imóveis pode ser boa alternativa para fazer o dinheiro render

Mercado imobiliário continua aquecido, e lucratividade do aluguel é atrativa para investidores


Um dos poucos setores que continuam contratando, o mercado imobiliário se mantém aquecido, mesmo sem ter migrado para a internet ou investido em grandes avanços tecnológicos, como alguns outros setores precisaram fazer para manter as vendas em alta. 

Segundo a Associação das Construtoras e Imobiliárias, o movimento de vendas de imóveis continua a subir, ainda que os aluguéis permaneçam os mesmos, visto que a pandemia forçou um reajuste e os proprietários tiveram de concordar com um preço mais baixo para manter os imóveis ocupados. Com a alta do IGP-M, quem não aceitou a negociação perdeu o inquilino, que foi em busca de um aluguel mais barato. 

Investir em imóveis sempre foi uma boa alternativa para aumentar os rendimentos ou até como renda única. Dependendo do cenário econômico, este investimento pode ser muito lucrativo, desde que a pessoa tenha o mínimo de noção sobre a área.

É preciso entender que investir em um apartamento, uma casa ou um terreno é um investimento de alto envolvimento, ou seja, precisa ser bem analisado. O valor de um imóvel não é calculado apenas pela sua metragem, mas também pela sua localização, sua proximidade com outras áreas, estado de conservação e outros fatores que também precisam ser avaliados. Em alguns casos, é preciso saber avaliar se uma simples reforma não pode salvar um imóvel considerado "perdido", pois uma adaptação pode gerar ótimos lucros. 

Separamos algumas dicas que podem ajudar a entender melhor como funciona o mercado de imóveis e como escolher o tipo de investimento ideal para você.

Devo investir em imóveis?  

A resposta mais direta à pergunta é "sim", desde que você tenha um pouco de conhecimento sobre as opções que mais se adequam ao seu estilo. Uma vez que você decida qual é a opção ideal para sua característica de investidor - mais conservador ou mais arriscado -, fica fácil partir para a ação. 

É possível adquirir um imóvel na planta, que é um ótimo passo para quem pretende especular, já que muitas vezes é possível comprar um imóvel 30% mais barato na planta. No entanto, é necessário fazer uma avaliação bem criteriosa, envolvendo os pontos que explicamos acima, como localização, pois com esta observação o risco de investir em algo que não se concretize é menor. 

Investir em casas ou apartamentos já construídos também é uma boa alternativa. É possível encontrar ótimas propriedades em qualquer leilão de imóveis, que muitas vezes nem precisam de reforma para serem ocupados novamente. 

Outra forma de investir em imóveis é comprar terrenos. Por possuírem um baixo custo de manutenção, é possível esperar o momento certo para vender, quando a valorização da área sobe e chega a índices que podem até triplicar o valor que foi investido. 

Seja qual for a forma que você escolher investir, lembre-se de pesquisar bastante e procure imobiliárias que façam consultoria, caso você não se sinta seguro em tomar esta decisão sozinho.