Mercado imobiliário da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte registra crescimento nos últimos meses

O crescimento é referente aos últimos três meses


O mercado imobiliário na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a RMVale, tem apresentado crescimento significativo ao longo dos últimos três meses, indicando a força do setor mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Em alguns casos, como o condomínio-clube Floradas Arboville, a alta chega a 49% em um único mês (de junho a julho).

A tendência já foi percebida pela Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) e pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), por exemplo. "Nós, da Aconvap, identificamos um reaquecimento significativo do mercado imobiliário nos últimos meses em decorrência da pandemia da Covid-19", afirma Fabiano Moura, presidente da associação.

Segundo o Secovi, o crescimento da RMVale segue o padrão registrado em São Paulo. Na capital, as vendas em julho foram 45,5% superiores ao mês de junho e 21,1% acima do mesmo mês do ano passado.

A diretoria do Secovi-SP destaca que o Vale do Paraíba apresenta números semelhantes ou mesmo melhores aos da capital, já que cidades da região e da vizinhança de Campinas têm sido procuradas por moradores de São Paulo que buscam mais qualidade de vida, especialmente com a consolidação de uma nova dinâmica de trabalho, como o home office.

O presidente da Aconvap lembra que o menor percentual histórico da Selic, em 2% - e a consequentemente baixa dos juros -, e a confiabilidade do investimento imobiliário também explicam o momento. 

"Observando o cenário atual, estando bem próximos às empresas do setor, principalmente construtoras, loteadoras e imobiliárias, podemos identificar alguns motivos para isso. Entre eles o fato do imóvel ser um investimento seguro, atraindo a atenção de investidores, as taxas de juros que estão mais atrativas e, principalmente, uma mudança de ponto de vista por parte do consumidor", explica Moura.