Pequenos negócios sustentaram geração de empregos em 2020

Postos de trabalho perdidos durante a pandemia foram recuperados por pequenas e micro empresas


As maiores responsáveis por manter o saldo positivo na geração de empregos no Brasil foram as pequenas e médias empresas. Os pequenos negócios criaram cerca de 293,2 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes empresas fecharam cerca de 193,6 mil vagas em 2020. As informações são de um levantamento feito pelo Sebrae, com dados do Ministério da Economia. 

Depois de acumular um saldo negativo até o mês de outubro, as pequenas empresas deram um salto, e o saldo positivo gerado pelos pequenos negócios possibilitou a reversão do saldo negativo registrado no período mais crítico da crise econômica, entre março e junho.

Foram os pequenos negócios, principalmente na área da construção civil, que empurraram o setor para fechar o ano com o maior saldo de empregos gerados: 136,5 mil empregos, quase 50% do total de empregos gerados por todas as micro e pequenas empresas. O setor de serviços veio logo atrás, responsável por quase 51 mil vagas. 

O saldo positivo das MPE (Micro e Pequenas Empresas) na economia brasileira não é um fenômeno recente. Nos últimos 30 anos, elas vêm desempenhando um papel cada vez mais estratégico, e já chegam a corresponder a quase 30% do valor do PIB nacional. 

A força das MPE é notada principalmente no setor de comércios e serviços. As características deste segmento e sua presença em todos os municípios brasileiros faz com que as empresas de pequeno porte sejam mais competitivas e tenham uma grande importância na dinâmica econômica do país e no tecido social. A importância deste segmento também é muito significativa em relação à geração de empregos formais. Os pequenos negócios, concentrados principalmente nas atividades de terceiro setor, representam mais da metade dos empregos formais no país.   

Ciclo positivo dos pequenos negócios

Nos últimos anos, muitas pessoas recorreram ao empreendedorismo, seja para fugir do desemprego que assola o país ou para realizar um sonho. Segundo dados do Ministério da Economia, até abril de 2019, o país tinha até 13 milhões de empresas nesta categoria.

Para gerir um pequeno negócio, não basta ser apenas um bom administrador. É claro que uma boa faculdade de administração é indispensável e essencial para quem decide se aventurar neste ramo, mas também é de extrema importância ser um bom gestor social, conhecer sua equipe e sua clientela e ainda mais importante conhecer a estratégia dos seus concorrentes. 

É igualmente importante ter um bom plano de estratégia financeiro e escapar da informalidade. Esqueça o medo de ser copiado por outros empreendedores e compartilhe suas ideias com empreendedores que já passaram por um caminho semelhante. Criar uma rede de apoio é muito importante para sua pequena empresa, com colaboradores motivados e com a ajuda de parceiros de negócios.