Preço de roupas e calçados tem menor inflação da história

Momento pode ser oportuno para antecipar as compras, sobretudo por causa da Black Friday


O valor de roupas, calçados e acessórios teve o menor aumento de preços da história. É o que indica o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), encerrado em setembro. Esses produtos sofreram, em média, uma alta de 2,18%, a menor variação já registrada pelo índice. O preço de roupas masculinas teve uma alta de 2,04%, enquanto as peças femininas apresentaram um aumento de 1,04%.

O IPCA é considerado o principal índice de inflação do país. Ele é medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem o objetivo de fornecer dados sobre a variação de preços para o consumidor final. Nove grupos de produtos e serviços são contemplados nesse cálculo: alimentação e bebidas, artigos de residência, comunicação, despesas pessoais, educação, habitação, saúde e cuidados pessoais, transportes e vestuário.

O movimento de baixa pode ser uma ótima oportunidade para os consumidores anteciparem as compras de fim de ano. Mas atenção: o preço desse tipo de produto pode subir. Essa queda na inflação do setor de vestuário está atrelada à baixa demanda. Com uma retomada na economia, o movimento pode ser inverso e algumas peças podem ter um aumento substancial de preço.
Para alavancar as vendas nesse setor, as marcas lançam as coleções periodicamente, de acordo com a estação do ano. Outubro é o mês da coleção de verão, o que também pode colaborar para o encarecimento desses produtos.

Mas não se desespere. Ainda é possível encontrar roupas e calçados por um bom preço nessa época do ano. No dia 24 de novembro acontece a Black Friday brasileira, que, de acordo com levantamento do Google, deve ter um faturamento 15% maior do que no ano passado.

Ainda segundo a pesquisa, peças de vestuário e acessórios são os produtos mais procurados pelos brasileiros durante o evento, com 19%, perdendo apenas para os eletrônicos, com 44% das respostas. Para aproveitar essa demanda, diversas marcas já preparam a sua própria Black Friday de tênis, roupas e acessórios.