Projeção do crescimento econômico cai de 1% para 0,5% este ano

A estimativa está próxima da esperada pelo mercado financeiro que projeta uma expansão do PIB de 0,48%


A projeção de crescimento da economia brasileira deve apresentar crescimento de 0,5% este ano, contrariando a projeção anterior que era de 1%. Essa é a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país), divulgada hoje (22), em Brasília, pelo Ministério da Fazenda.

A estimativa está próxima da esperada pelo mercado financeiro. Esse estudo projeta uma expansão do PIB de 0,48%. Em 2016, o PIB teve queda de 3,6%. Para 2018, a estimativa é de expansão do PIB em 2,5%.

Enquanto isso, a projeção para a inflação é 4,3% este ano, e 4,5% em 2018. A estimativa anterior do governo para a inflação este ano era 4,7%. O índice inflacionário é medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reafirmou que não está descartado o aumento de impostos e disse que o valor do contingenciamento será a "combinação possível". Segundo ele, o objetivo principal é cumprir a meta fiscal de 2017, com um déficit previsto de R$ 139 bilhões.