Sabesp investe R$ 34 milhões para a temporada de verão no Litoral Norte em 2022

Companhia ampliou sistemas de água e esgoto e realizou outros serviços para atender à população, que cresce significativamente entre dezembro e março


Como acontece anualmente, a Sabesp realizou uma série de ações e investimentos ao longo de 2021 para garantir maior segurança hídrica na alta temporada, que se inicia em dezembro e segue até março de 2022. 

 

O Litoral Norte, que tem uma população de 341,1 mil pessoas, deve receber praticamente o triplo de visitantes nos próximos 3 meses. A preparação para o verão requer da Companhia um planejamento que se inicia logo após o final do verão.

Melhorias também foram adotadas para o pleno funcionamento da infraestrutura de esgoto da região. Vale destacar que se somam a esses esforços da Sabesp os hábitos conscientes de uso da água por parte da população, evitando desperdícios. Foram investidos R$ 34 milhões em ações que visam maior confiabilidade na prestação de serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos.

Assim como em anos anteriores, a Companhia terá polos descentralizados para um atendimento rápido nos quatro municípios da região, onde serão guardados veículos, peças e equipamentos em geral para uma rápida solução no quesito "deslocamento". Além disso, 13 bicicletas elétricas circularão em Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião e, para reforçar a equipe já existente, a Companhia contratou 40 funcionários temporários em todo o Litoral Norte, que trabalharão em regimes de plantão 24 horas.

Outro ponto importante é a ETA (Estação de Tratamento de Água) Compacta, que anualmente a Sabesp instala em Ilhabela para um maior reforço no abastecimento. Além desse equipamento a população poderá contar com 58 geradores de energia, 9 caminhões-tanque e 14 caminhões para limpeza e desobstrução de redes de esgoto.

Com base na experiência da última temporada, a Sabesp identificou necessidades operacionais e executou ações como desassoreamento das captações de água, lavagem de reservatórios, melhorias e instalação de novas redes de distribuição de água, ampliação de reservação, setorização de abastecimento por bairros e investimentos específicos para Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, com a finalidade de garantir a distribuição de água em toda a região.

Uma boa notícia para esta temporada é que em razão do sucesso dos anos anteriores estão sendo mantidos, com apoio dos municípios do Litoral Norte, Comitês de Contingência para atuação emergencial com a participação da Sabesp, departamentos de trânsito municipais, Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Polícia Militar, entre outros órgãos públicos.