São José dos Campos atinge superávit de R$ 233 milhões no primeiro quadrimestre de 2023

São José ocupa a 20ª posição como cidade mais rica do Brasil


São José dos Campos registrou superávit de R$ 233 milhões no período entre janeiro e abril deste ano. É o que aponta o balanço das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2023. Com o superávit, a Prefeitura pretende investir em áreas essenciais, como Saúde e Educação.

O Estado de São Paulo também avançou no primeiro trimestre. Dados da Fundação Seade mostram que de janeiro a março de 2023 o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo avançou 0,3% no trimestre em comparação ao mesmo período diretamente anterior, já descontados os efeitos sazonais. Em referência aos setores neste período, houve crescimento de 1,1% na agropecuária e de 0,8% nos serviços, enquanto a indústria teve queda de 2,8%.

Ranking

São José é a terceira cidade mais rica do interior do Brasil. O ranking, com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com variação de 2002 a 2020, é liderado por Campinas (1ª) e Jundiaí (2ª). A informação foi divulgada pelo Instituto em dezembro de 2022. 

Abaixo de São José, aparecem Paulínia (4ª), Ribeirão Preto (5ª), Uberlândia (6ª), Presidente Prudente (7ª), Sorocaba (8ª), Joinville (9ª) e Piracicaba (10ª). No ranking que inclui capitais e cidades de regiões metropolitanas, São José é a 20ª mais rica do Brasil.

 

*com informações da Prefeitura de SJC.