Seguro automotivo subiu 158% apenas neste ano

A causa para a alta foi a normalização do sinistro


Neste ano, os donos de carros precisaram enfrentar um aumento no IPVA de 30%. Além disso, segundo um levantamento realizado no mercado, o preço do seguro de carro subiu 158% só neste ano.

Esse percentual é percebido entre os carros mais vendidos no mercado brasileiro. O aumento foi para os dois perfis (feminino e masculino). O veículo que teve o maior reajuste no seguro foi o HB20, com 158% no perfil feminino.

Esses reajustes são aplicados tanto nos novos seguros, como nas renovações das proteções. A causa para a alta foi a normalização do sinistro. Esse refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material.

Além disso, o preço dos carros novos e seminovos elevados devido ao desequilíbrio entre oferta e demanda no ano passado contribuiu para o aumento dos seguros de veículos. A inflação dos carros novos chegou a 20% no ano passado e dos usados (entre quatro e dez anos de uso) a mais de 22%.

Como o valor cobrado pela proteção considera o preço de avaliação do carro, justifica os aumentos dos seguros. Esses consideram os custos das peças e até a compra de um veículo novo em um eventual sinistro.