Sincovat espera aumento de vendas no comércio durante o carnaval

Chapéus, máscaras, coroa de flores e plumas estão entre os artigos e adereços que deverão ter mais procura pelos foliões




No Vale do Paraíba, o setor de comércio está otimista para o período de carnaval que se aproxima. Nem mesmo o cancelamento da folia em São Luiz do Paraitinga, tradicional carnaval de marchinhas da região, tirou o ânimo dos comerciantes.

Nesta semana, uma pesquisa realizada pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista), revela a boa expectativa dos lojistas de Taubaté. De acordo com os dados, representantes dos setores de decoração e acessórios, fantasias e também de bebidas esperam que as vendas aumentem 10% com relação ao mesmo período de 2016.

Chapéus, máscaras, coroa de flores e plumas estão entre os artigos e adereços que deverão ter mais procura pelos foliões. Já as fantasias são mais procuradas pelas crianças. Os super-heróis e as princesas continuam ganhando a preferência dos pequenos. "Todo ano meu neto quer uma fantasia diferente para ir na festa da escola", explica a aposentada Silvia Bertone.

Vários municípios vão receber os blocos que iriam se apresentar em Paraitinga. Além disso, escolas, clubes e condomínios devem realizar festas, fomentando o comércio local. Outro setor que aquece com a alegria dos foliões é o de bebidas. Alguns supermercados da região esperam aumento de até 30% na procura por cervejas e vodkas.

"O Carnaval é a principal e mais movimentada festa popular do país e aqui na nossa região,  mesmo sem a tradicional folia de São Luiz do Paraitinga, temos muitas opções. Isso ajuda a movimentar o comércio, não somente antes com as vendas de acessórios, mas também durante a folia, principalmente no setor de alimentação", diz Dan Guinsburg, presidente do Sincovat.