O Google divulgou uma pesquisa inédita que revela um maior interesse dos brasileiros pela Black Friday em 2017 em relação a 2016. O faturamento, que no ano passado foi de R$ 1,9 bilhão, pode aumentar até 20% este ano, de acordo com a companhia. O índice de pessoas que estavam interessadas no evento era de 61% em 2016. Em 2017, esse número subiu para 68%. A pesquisa "Thank God It’s Black Friday 2017" foi feita com 800 brasileiros entre 18 e 54 anos, das classes A, B e C, no mês de julho.
O evento chegou em meados de 2010 ao Brasil. Durante todos esses anos, foi alvo de duras críticas pelos consumidores, que até apelidaram essa época do ano de "Black Fraude", pois acusavam as lojas de aumentarem os preços dias antes e darem um desconto em cima desse valor, culminando em uma onda de revolta. Apesar disso, tudo indica que a Black Friday, que em 2017 acontece em 24 de novembro, já esteja bem mais madura e consolidada.
De acordo com o levantamento do Google, em 2016, houve uma redução desses problemas, e os consumidores passaram a ficar mais alertas sobre as lojas que aplicavam tal estratégia. As reclamações sobre as promoções da Black Friday caíram 33%, enquanto o aumento nas pesquisas sobre a reputação das lojas foi de 26%. Quando perguntaram aos consumidores quais hashtags representavam a Black Friday, observou-se que 55% das respostas foram positivas, 37% foram neutras e só 8% delas foram negativas.
Como já se esperava, o preço é o principal fator na hora de decidir o que comprar na Black Friday. Em seguida, vem confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete, com apenas 5% das respostas. Já a forma de pagamento preferida dos brasileiros que compram na Black Friday é o cartão de crédito parcelado, com 48%.
Os produtos mais desejados são smartphones e roupas, sendo que cada um tem 39% de intenção de compra. Em seguida, passagens aéreas e reservas de hotel, com 36%. Quem deseja comprar passagens na Black Friday, pode fazer uma boa economia. As agências online se preparam para mostrar as promoções aos consumidores em páginas dedicadas especialmente ao dia de ofertas. Elas se esgotam rapidamente. A agência ViajaNet, por exemplo, declarou que terá passagens com até 65% de desconto.
A estudante universitária Carolina Cunha espera ansiosamente a Black Friday porque pretende viajar para o Rio de Janeiro no início de 2018. "Como são datas que já estão bem em cima, os preços estão bem absurdos. Então, estou esperando para ver se os preços abaixam", relata a estudante.
O levantamento do Google identificou que 33% dos consumidores já sabem o que querem comprar e esperam a chegada da Black Friday para fazer as pesquisas e encontrar um bom preço. A pesquisa ainda revelou que 9% das pessoas utilizam a data para antecipar as compras de fim de ano.