Vendas de Natal devem crescer 2,5% na região

Sincovat recomenda horário para funcionamento das lojas


As vendas de Natal na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 2,5% este ano, com relação ao mesmo período de 2019. A estimativa é do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat).

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e o retrocesso da RM Vale no Plano São Paulo para fase amarela, o varejo deve reagir bem as compras natalinas, principalmente nessas próximas duas semanas.

O Natal é o melhor período de vendas para o comércio e, segundo o departamento econômico do Sincovat, apesar de um crescimento tímido, a procura pelos presentes vai ser intensa, porém com um tíquete médio de menor valor, em torno de R$ 100,00.

"O consumidor deverá ter mais racionalidade no processo de compras. Com renda apertada e a inflação em alta, haverá mais cautela no consumo, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.

Horário de funcionamento 

O Plano São Paulo, estratégia do Governo de Estado para combater a Covid-19, estabelece na fase amarela que o comércio trabalhe com a capacidade de atendimento reduzida em apenas 40% e, no máximo, 10 horas por dia. No entanto, na última sexta-feira, 11, o governador João Dória, para evitar aglomerações, ampliou o horário de funcionamento de lojas e shoppings, para 12 horas por dia, limitando o fechamento até às 22 horas.

O Sincovat recomenda a abertura do comércio das 10 horas da manhã até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, aos sábados até às 18h e aos domingos até às 14 horas. Lembrando que nos dias 24  e 31 de dezembro  é permitida, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio, o funcionamento somente até às 18h.