Vendas do Dia dos Pais devem crescer 8% na região

Roupas, calçados e cosméticos devem ser os itens preferidos na hora de presentear


As vendas do comércio varejista na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte devem crescer 8% em agosto, mês do Dia dos Pais, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com as projeções do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região).

As expectativas refletem o ótimo desempenho do setor neste ano e se as estimativas se confirmarem, o faturamento de R$ 4,4 bilhões será o maior para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008. Vale destacar que esse crescimento se dará sobre uma base forte de comparação já que em agosto de 2021, as vendas do varejo na região exibiram alta de 9,9% em relação a 2020.

O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre, mas o seu impacto sobre o varejo é bem menor quando comparado ao Dia das Mães ou Namorados. Para o Sincovat, cinco atividades podem se beneficiar nesta data: farmácias e perfumarias; lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de vestuário, tecidos e calçados; materiais de construção (por conta das ferramentas) e supermercados.

As projeções otimistas estão baseadas, principalmente, nas sucessivas e significativas quedas da taxa de desemprego e pelo ritmo acelerado de geração de empregos com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir.