Terminou na última quarta-feira (08), o 15º Intercâmbio Internacional Cultural e Esportivo Brasil x Chile - 2020 que ocorreu de 05 a 08 de janeiro no Tebar Praia Clube. Foram disputadas, em clima de confraternização (amistosos), as modalidades Voleibol Masculino e Feminino, Futebol Society, Handebol Feminino e Tênis de Mesa, entre as cidades de Jambeiro, São José dos Campos, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, e Los Andes (Chile).
Roberto Vicente do Nascimento, coordenador-geral a 15 anos do intercâmbio, disse que o maior objetivo do evento cultural esportivo é obter a integração das crianças e jovens. "São Sebastião está rompendo barreiras, levando esse projeto além do Brasil, além das fronteiras para que os jovens possam ter a oportunidade de conviver com outros países, outras cidades, e descobrir novas culturas, hábitos e costumes", avaliou Nascimento.
Segundo Vicente, estrutura e estadia foram cedidas pelo Tebar Praias Clube. "As crianças ficam alojadas no Tebar e a alimentação é feita no clube, o que facilita para que eles possam aproveitar mais e conhecer melhor a cidade. Aproveito para agradecer a diretoria do Tebar, Uniodonto, Santa Casa Saúde e a Prefeitura de São Sebastião que nos deram total apoio", agradeceu o coordenador-geral.
Participaram do evento, oito delegações, 150 atletas, num total de 250 pessoas envolvidas no projeto. "É uma oportunidade única para esses jovens conhecerem novas culturas e fazerem novas amizades", afirmou Marcos Jardim, professor de Educação Física da Escola Estadual Profa Áurea Moreira Rachou, do bairro Sertão da Quina de Ubatuba. A jogadora de Handebol de Los Andes (Chile), Ivania Ivi, 16 anos elogiou o intercâmbio. "É a minha primeira vez no Brasil. A cidade de São Sebastião é linda, com praias maravilhosas. Esse intercâmbio me proporcionou conhecimento cultural e social. As pessoas daqui são muito hospitaleiras e a comida é muito boa", argumentou Ivania.
O 15º Intercâmbio Internacional Cultural e Esportivo Brasil x Chile - 2020 é uma realização do Tebar Praia Clube e Associação dos Servidores e Empregados Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de São Sebastião (ASPEM), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), Uniodonto e Santa Casa Saúde.
Medalhas e certificados de participação, além de brindes foram entregues aos atletas. Em 2021, o projeto poderá contar com a participação da cidade de Mendonça, na Argentina.