Alessandro da Silva é indicado a Melhor Paratleta do Ano pelo Comitê Paralímpico Brasileiro
Taubateano brilhou na temporada com o Bicampeonato Mundial no Lançamento do Disco, dois Ouros no Parapan de Lima e garantiu vaga nos Jogos Tóquio Paralímpicos de Tóquio 2020
O paratleta Alessandro da Silva, da equipe Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, está entre os indicados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ao prêmio de Melhor Atleta de 2019. A honraria faz parte do Prêmio Paralímpicos 2019, que homenageia os destaques do ano no paradesporto nacional.
A 9ª edição do Prêmio Paralímpicos acontecerá no dia 17 de dezembro no Hotel Unique, em São Paulo. A cerimônia terá início às 20h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2.
Os atletas foram indicados por suas performances nos respectivos mundiais das modalidades e nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. Em 2019, Alessandro da Silva teve um dos melhores anos de sua carreira. Nos Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru, foi soberano nas duas provas que disputou. Tanto no Lançamento de Disco, quanto no Arremesso de Peso, foi medalha de Ouro e estabeleceu novos recordes das Américas em ambas as provas.
No Campeonato Mundial de Paratletismo, realizado em novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, brilhou novamente. No Lançamento de Disco, entrou como atual Campeão Mundial, e fez bonito. Venceu a prova e estabeleceu o novo Recorde Mundial na classe F11 com a incrível marca de 46,10m.
A conquista garantiu a ele também a vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, sendo o primeiro atleta da cidade de Taubaté a conquistar sua vaga para a edição dos Jogos do ano que vem.
Ainda em Dubai, mas no Arremesso de Peso, também subiu ao pódio conquistando a medalha de Bronze, com a ótima marca de 13,99m.
Sobre a premiação
O Prêmio Paralímpicos encerra o calendário do CPB e premia os destaques esportivos da temporada. Esta edição contará com a premiação dos melhores atletas da temporada em cada modalidade paralímpica, melhores do ano por gênero, Atleta Revelação, além dos melhores técnicos de modalidades individuais e coletivas e clubes.
Além do taubateano Alessandro da Silva, concorrem no masculino: Daniel Dias, da natação, e o paraibano Petrúcio Ferreira, também do atletismo. Já no feminino a honraria será disputada pela paulista Beth Gomes, atletismo, a pernambucana Carol Santiago, da natação, e a acreana Jerusa Geber, do atletismo.
Também serão entregues o Prêmio Aldo Miccolis (um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil), que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o Movimento na temporada.