O paratleta André Rocha, de Taubaté, conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco, no Mundial de Atletismo Paralímpico, que acontece na cidade de Londres (Inglaterra). A conquista veio nesta terça-feira (18), na categoria F52.
O brasileiro sagrou-se campeão ao atingir a marca de 23,80m em sua quarta tentativa - novo recorde mundial da prova. Até a metade da disputa, ele estava atrás do letão Aigars Apinis, que terminou com 21,95m. O bronze foi para o croata Velimir Sandor, que finalizou sua participação com 17,95m.
Com a conquista, o paratleta de 40 anos atingiu o melhor ano de sua carreira. No mês passado, ele estabeleceu a melhor marca mundial no lançamento do disco, com os 23,24m conseguidos no Grand Prix do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) de Berlim, na Alemanha.
"As pessoas não fazem ideia do que esse título significa para mim. Para quem chegou até a cogitar abandonar o esporte ou até ir para outra modalidade, alcançar algo como esse ouro não tem preço. Foi muita luta, suor e fé em Deus. Tenho de agradecer à minha família, treinador e as pessoas que me apoiam e que acreditam no meu trabalho", comemorou André, que era policial militar e, em uma perseguição no final de 2005, caiu de um muro e sofreu uma lesão na coluna.
A medalha de André foi a quinta de ouro conquistada pela equipe do Brasil em cinco dias de competição, disputada no Estádio Olímpico. O Brasil soma até aqui dez medalhas, cinco das quais de ouro, duas de prata e três de bronze. O evento segue até domingo (23).