Após 23 anos, Ubatuba ganha sede da Escolinha de Surfe no Perequê-Açu

Emoção marcou cerimônia que integrou comemoração aos 381 anos de Ubatuba


Cerca de 100 pessoas, entre autoridades e munícipes, compareceram à orla do Pereque Açu na manhã de quinta-feira, 25, para presenciar um momento esperado por muitos atletas, professores e amantes do surfe em Ubatuba: a inauguração da primeira sede da Escolinha Municipal da modalidade. Esse era um sonho dos precursores das aulas no município e foi um dos itens mais aguardados dentre todos que compõem a programação de Aniversário de 381 anos de emancipação político administrativa da cidade.

As obras tiveram início em maio de 2017 e foram realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano - Emdurb. Trata-se de um convênio entre a Prefeitura de Ubatuba, a Caixa Econômica Federal e o Ministério dos Esportes, totalizando um investimento de R$ 413.029,16, que ainda contemplará mais uma unidade.

A antiga emenda, juntamente com uma verba do Dade, viabilizaria três unidades (Pereque Açu, Praia Grande e Sapê). Porém, como alguns recursos foram perdidos anteriormente, houve remanejamento que permitirá a construção, inicialmente, só nos dois primeiros locais. Entretanto, o coordenador do setor de surfe da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, Fábio Lima, mais conhecido como Fabinho, garantiu que o desejo é batalhar para que não só a unidade do Sapê saia, mas também, em locais onde há ações do Surf, como Itamambuca e Camburi – este último onde são atendidos cerca de 50 alunos.

O objetivo é que a sede também sirva de apoio para outras modalidades, como voleibol e futebol, funcionando como depósito de materiais como redes e bolas

Homenagens

Durante a solenidade, Fabinho entregou uma camiseta da Escolinha para o prefeito e para a atleta Suelen Naraisa.  A voluntária Andrea Cunha Carreiro ofereceu um mural de fotos da ação de Dia das Crianças para ser colocado na sede.

A placa foi descerrada e o prefeito Sato fez a entrega de uma miniatura para o coordenador de surfe. Todos seguiram para acompanhar um plantio comemorativo de uma pitangueira próximo à sede e, posteriormente, descerrar a fita inaugural do prédio.

Também como parte do evento, um estande do Instituto Argonauta permaneceu na praia durante todo o dia com informações sobre animais marinhos e profissionais e, ainda, responsável por promover uma ação de coleta de lixo no Pereque Açu.