Após vendaval destruir estrutura do evento, CIMTB Michelin vai ocorrer normalmente neste fim de semana em Taubaté

O evento é aberto ao público e apresenta diversas atrações além das corridas. Confira


Na tarde desta quarta-feira (02) por volta das 17h, um vendaval destruiu toda a estrutura do evento CIMTB Michelin que acontece neste fim de semana em Taubaté.

O vento e a forte chuva arrastou carros, destruiu a rede elétrica, quebrou vidros e derrubou todas as tendas, grades e placas que estavam montadas, além da pista que foi destruída.

Cerca de dois mil metros quadrados montados, além de mais de 600 barreiras de contenção saíram voando. Ninguém ficou ferido.

A estrutura da CIMTB Michelin vinha sendo montada há dez dias no Parque Municipal do Itaim, e grande parte da estrutura teve de ser substituída, causando vários prejuízos.

Segundo informações, após o acontecimento, muitas pessoas se mobilizaram e chegaram no local para ajudar a reerguer toda a estrutura. Além do apoio da Prefeitura, Defesa Civil, empresários e Exército, pessoas da cidade inteira se colocaram a disposição para ajudar.

"Essa parceria é importante pois, neste momento de retomada das atividades, ele nos ajuda a fortalecer a economia após dois anos de restrições, atraindo pessoas para a cidade, turistas e movimentando o comércio em todas suas vertentes", disse Saud, Prefeito de Taubaté.

Apesar da catástrofe, o CIMTB Michelin será realizado normalmente de 3 a 5 de dezembro em Taubaté. Esta é a primeira vez que o evento será realizado na cidade, e com mais de 600 inscrições confirmadas, estimasse que o local receba um público de cerca de 2.000 pessoas.

Neste final de semana serão definidos os campeões gerais da temporada 2021 de mais de 40 categorias em três modalidades diferentes, XCC, XCO e Maratona. Os eventos do Short Track serão transmitidos ao vivo pela BandSports, sexta-feira 16h30 e sábado 12h00.

Além das corridas, o evento terá atrações como show de rock, apresentações de freestyle na pista de dirt jump e uma área com brinquedos infláveis para a criançada. O público e competidores também terão acesso à estrutura tradicional da CIMTB, como a praça de alimentação, área de equipes, lava-bike, o suporte neutro da SRAM, banheiros e a feira com as principais marcas do mercado.

"Teremos uma programação especial para o evento em Taubaté, com atrações especiais por estarmos fazendo parte das comemorações do aniversário de 374 anos da cidade. E mesmo depois da catástrofe que atingiu o evento teremos um grande evento para os mais de 600 atletas e dezenas de expositotes", disse Rogério Bernardes, organizador da competição.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (03/12)

A programação do dia começa às 9h30 com a inauguração da pista de XCO pelo prefeito de Taubaté, José Antonio Saud Junior. A secretaria estará aberta de 9h30 até às 18h para os atletas confirmarem as inscrições e pegarem suas placas.

As pistas de XCC, XCO e maratona estarão abertas de 10h às 16h para reconhecimento. As primeiras corridas começam às 16h30, com as baterias do short track das categorias Sub-17, Junior, Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50, Sub-55, Sub-60 e Sub-65.

As provas serão transmitidas ao vivo pela BandSports e pelo canal da CIMTB no Youtube. Além disso, estará acontecendo a Clínica Técnica a partir das 16h00.

Na sexta-feira ainda ocorre o congresso técnico exclusivo para os atletas e equipes da Super Elite, às 18h30 na carreta da CIMTB Michelin. O congresso será virtual para as outras categorias e pode ser acessado no canal do Youtube da copa.

Sábado (04/12)

O destaque de sábado serão as corridas de short track da Super Elite. A feminina começa às 12h05. Logo em seguida, às 12h40, entram os homens. Ambas as provas serão transmitidas ao vivo.

Mas o dia começa cedo para quem vai competir de E-MTB (bikes elétricas). A conferência dos equipamentos será entre 7h30 e 8h no bolsão de largada, com largada às 8h30 para as categorias Masculinas PRO (5 voltas) e Master (4 voltas) e a feminina PRO (4 voltas).

Às 11h e às 14h, serão as apresentações de freestyle na pista de dirt jump construída no local exclusivamente para o evento, e que ficará de legado para os atletas da região. As apresentações duram cerca de 30 minutos cada.

As largadas das categorias da Copa Sense CIMTB de Maratona serão à tarde, com início às 13h45. E à noite, às 19h, eh hora da Night Run XC, na qual os corredores darão uma volta completa na pista de XCO. A secretaria estará aberta entre 7h e 18h30.

Domingo (05/12)

As corridas que definirão os campeões gerais do XCO da temporada 2021 serão no domingo (5). A Super Elite feminina entra na pista às 12h, com largads exclusiva para mulheres, e a masculina às 14h. O sol forte e a temperatura alta devem ser os maiores desafios dos atletas, além do título que estará em jogo.

As categorias oficiais da CIMTB largam pela manhã. Às 8h saem as primeiras baterias masculinas da Sub17, ULTRA, Sub15, Sub55, Sub60, Sub65 e Over65 e as 10h, as restantes da Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50.

Às 10h30 e às 15h30 os atletas do freestyle voltam com as apresentações, com direito a prêmio para a melhor manobra do dia. A secretaria estará aberta das 7h às 13h.

Completam a programação de domingo a prova da categoria Mirim às 11h30 e a premiação do Concurso de Poema e Desenho da Secretaria de Educação de Taubaté que será às 13h00.

*Informações equipe CIMTB

anuncio