Atleta de São Bento do Sapucaí participa do Mundial de Escalada na Rússia

Samuel Silva, é da Seleção Brasileira de Escalada e foi um dos nove convocados pela ABEE


O atleta Samuel Silva, de São Bento do Sapucaí, faz parte da Seleção Brasileira de Escalada e foi um dos nove convocados pela ABEE - Associação Brasileira de Escalada Esportiva para competir no Mundial de Escalada Juvenil, na Rússia. A competição acontece de 20 a 31 de agosto, em Voronezh e Adulto, de 15 a 22 de setembro, em Moscou.

Samuel Silva de 18 anos, foi 5 vezes campeão brasileiro juvenil e é o único atleta da Seleção a competir nos dois mundiais: Juvenil, na Categoria Junior (18 e 19 anos) e também no Adulto, devido ao bom rendimento em competições ao longo dos últimos anos. Com um espírito alegre e muito trabalho na bagagem, o jovem vem se tornando uma das promessas na escalada brasileira. 

"Como o único a competir em dois (mundiais), tenho mantido o foco no melhor desempenho possível e ganho de experiência, as viagens são longas e cansativas, mas valem a pena", contou o atleta.

Sua cidade de São Bento do Sapucaí é reconhecida como a Meca da escalada no Brasil, com isso, Samuel pratica escalada desde 2016 e compete profissionalmente desde 2018, já obtendo grandes conquistas na carreira, como: 5 vezes Campeão Brasileiro Juvenil de Escalada Boulder e Via; Vice-campeão Adulto de Escalada Dificuldade; Vice-Campeão Paulista; 7º lugar no Pan-Americano Juvenil de Dificuldade. E ele não para por aí: além dos dois mundiais, Samuel também está qualificado para o Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano, sonhando e trabalhando muito para chegar às Olimpíadas de Paris 2024.

Os campeonatos mundiais de Escalada Esportiva são as competições mais importantes da modalidade e reúnem os melhores atletas do mundo. É de extrema importância a participação de brasileiros, visando preparação para os próximos campeonatos de alto nível, como os Jogos Pan-Americanos, que acontecerão no Chile em 2023 e os Jogos Olímpicos, que acontecerão em Paris, em 2024.