Atleta pindense, Ketiley Batista, corre nas pistas de Tóquio nesta sexta-feira

Luiz Gustavo Consolino, treinador do atletismo em Pinda, é convocado pela comissão técnica brasileira para o mundial de atletismo sub-20


A atleta de Pindamonhangaba, Ketiley Batista, participará das Olimpíadas de Tóquio na sexta-feira (30), às 22h45, quando disputará a prova eliminatória feminina 100 metros com barreira com objetivo de garantir a vaga para a semifinal. Com 55 inscritos, a equipe de atletismo do Brasil estreia nesta quinta-feira (29), a partir das 21h de Brasília, nos Jogos Olímpicos.

 

"Estaremos na torcida, vibrando pelo seu sucesso e que ela possa coroar sua carreira brilhantemente construída com muito sacrifício e dedicação. Convidamos a todos para acompanhar e torcer nesta noite de sexta-feira", afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.

As competições do primeiro dia estão previstas para o Estádio Olímpico do Japão, sem a presença de público. O atletismo é um dos principais esportes da programação olímpica e reunirá cerca de 1.900 atletas de 190 países até o dia 8 de agosto. Tóquio será sede das provas de pista e campo, e Sapporo, que fica a cerca de 800 km da capital japonesa, receberá as maratonas e as provas de marcha atlética.

Ketiley passou pelo período de aclimatação na cidade de Saitama, a cerca de 30 km de Tóquio, ação fundamental para adaptação à mudança de fuso horário e ao calor, realizando treinamento e o acompanhamento de saúde (médicos, fisioterapeutas e massoterapeutas), proporcionados pelo programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A previsão do clima para esta sexta-feira, no horário do Japão, é de calor de 32 graus, com sensação de 35, e pancadas de chuva à tarde, condições típicas do verão asiático. A atleta é hoje o nome de maior projeção do esporte de Pindamonhangaba, onde iniciou sua carreira treinando nas pistas do Centro Esportivo João do Pulo, recebendo atenção do Fundo de Apoio ao Esporte da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMELP) da Prefeitura de Pindamonhangaba.

Descoberta em um projeto de iniciação esportiva pelo professor Luiz Gustavo Consolino, que segue até hoje sendo seu treinador, Ketiley conquistou a vaga após se tornar tricampeã brasileira e campeã sul-americana de Atletismo durante o período de classificação determinado pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).

Em maio desde ano, a atleta consagrou-se campeã nos 100 metros com barreiras de atletismo adulto no Estádio Modelo Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil, no Equador. Com o tempo de 12"96, a atleta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano, e garantiu índice para o Mundial de Atletismo de Eugene/EUA em 2022.

Campeã do Troféu Brasil, a atleta de 21 anos segue se destacando e agora atinge o auge de sua carreira, marcada por uma história de superação. "Estamos com uma expectativa muito boa dela fazer uma boa marca. Evidente que é processo muito competitivo pois ela está disputando com os 40 melhores atletas de todo o mundo, sendo ela a sexta atleta mais jovem. Hoje ela finaliza o processo preparatório dentro da Vila Olimpica em Tóquio e vamos torcer para que ela consiga a vaga para a semifinal", afirmou o técnico Luiz Gustavo Consolino.

Para o secretário de Esportes, Everton Chinaqui, ver a participação da atleta na Olimpíadas é motivo de muita satisfação. "Para nós da Secretaira de Esportes é uma alegria e uma honra ver a Keteley no maior evento esportivo do planeta. Fica nossa torcida e apoio para que ela possa fazer o seu melhor", finalizou Everton.

Treinador convocado: Luiz Gustavo Consolino

O treinador de atletismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, Luiz Gustavo Consolino, foi convocado para a comissão técnica da seleção brasileira de atletismo, para a disputa do mundial de atletismo sub-20, que ocorre entre os dias 17 e 22 de agosto de 2021, em Nairóbi, Quênia. O treinador se apresenta à seleção brasileira de atletismo no dia 9 de agosto, em Bragança Paulista, juntos com os atletas.

Lá será realizado um camping de treinamento, o embarque para o campeonato correrá no dia 13 de agosto. Vale destacar também que ele é o treinador da Ketiley Batista, atleta de Pindamonhangaba, que está disputando as olimpíadas de Tóquio pela seleção brasileira de atletismo.

Essa convocação é feita ao treinador com maior número de atletas e treinador com atleta melhor classificado no ranking.
"Será um grande prazer representar o Brasil numa competição Mundial. Espero que os nossos atletas de Pindamonhangaba e todos os demais possam fazer uma grande competição e representar o país da melhor maneira possível", disse o treinador de atletismo Luiz Gustavo Consolino.