Neste domingo (7), a seleção brasileira de basquete masculino consagrou-se como campeã do Pré-Olímpico disputado na Letônia. Com uma vitória sobre a seleção anfitriã por 94 a 69, o Brasil garantiu sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris.
Os brasileiros não deram chances à seleção letã, que havia alcançado a quinta colocação no Mundial do ano anterior e buscava sua primeira participação olímpica na história.
Com uma vantagem de 34 a 11 no primeiro quarto, o Brasil jogou o restante da partida com tranquilidade, mesmo após a lesão de Yago no segundo quarto.
Na ausência de Raulzinho, que se machucou antes do torneio, o veterano Marcelinho Hertas liderou a equipe com 12 pontos e sete assistências.
A Letônia sentiu a falta de seu principal jogador, Kristaps Porzingis, pivô do Boston Celtics da NBA.
Agora, o Brasil integra o Grupo B do torneio olímpico de basquete, ao lado da França, da Alemanha e do Japão. A estreia da equipe está marcada para 27 de julho, em Lille, contra os donos da casa.
O Pré-Olímpico de Riga foi um dos quatro torneios simultâneos que definiram os classificados para os Jogos de Paris. Os outros ocorreram em Valência (Espanha), Pireu (Grécia) e San Juan (Porto Rico).