Brasil vence a Bulgária e garante vaga antecipada na fase final da Liga das Nações

Com grande atuação de Rosamaria, seleção feminina de vôlei supera rivais por 3 sets a 1 no Japão e segue firme em busca do título inédito


A seleção brasileira feminina de vôlei garantiu, nesta quarta-feira (9), a classificação antecipada para a fase final da Liga das Nações, ao vencer a Bulgária por 3 sets a 1 (25/21, 27/29, 25/10 e 25/19), em Chiba, no Japão. Com o resultado, a equipe brasileira assegura presença entre as melhores da competição mesmo com três rodadas restantes na fase classificatória.

Comandada pelo técnico José Roberto Guimarães, a equipe feminina soma oito vitórias em nove jogos, ocupando atualmente a terceira colocação na tabela, atrás de Itália e Polônia. O desempenho sólido fortalece a campanha da equipe na busca pelo título inédito da Liga das Nações, principal torneio internacional de seleções do calendário anual da modalidade.

A capitã Gabi, terceira maior pontuadora do jogo com 11 pontos, ressaltou a importância da vitória e reconheceu os desafios que ainda virão. "Buscar a classificação era nosso primeiro objetivo. Agora temos mais três partidas pela frente, e temos que buscar a melhor posição possível na tabela. Sabemos que temos muito a crescer, entender o que podemos fazer melhor. Enfrentaremos adversários difíceis e precisamos evoluir para reduzir os erros", destacou.

A grande novidade da partida foi o retorno da oposta Rosamaria, que vinha sendo poupada após uma intensa temporada no Japão, onde atua pelo Denso Airybees. Em sua volta, a jogadora brilhou e foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos, mostrando estar em plena forma. A ponteira Júlia Bergmann também teve atuação destacada, com 16 acertos.

"Pude estar em quadra para ganhar mais ritmo de jogo, que é o que eu preciso agora. Foi um jogo especial, e conseguimos entregar nosso melhor nos momentos decisivos. A equipe da Bulgária é muito competente, com bloqueio e ataque fortes, mas conseguimos impor nosso ritmo", avaliou Rosamaria, destacando que o grupo ainda tem margem para evolução coletiva.

A seleção brasileira volta à quadra nesta quinta-feira (10), às 3h30 (horário de Brasília), para enfrentar a França. Os outros compromissos da semana serão contra Polônia, na sexta-feira (11), às 7h20, e Japão, no domingo (13), também às 7h20. A fase final da Liga das Nações será disputada de 23 a 27 de julho, na Polônia.