O jovem atleta de Pindamonhangaba, Marcos Paulo Leal Ferreira, de 16 anos, foi recebido com homenagens nesta quinta-feira (10) após retornar do Marrocos, onde conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Escolar - Gymnasiade 2018, que aconteceu no último domingo (6).
Além desse título, Marcos já havia conquistado um grande resultado em setembro do ano passado, quando foi campeão nos Jogos Sul-Americanos de Juventude, competição que aconteceu no Chile, também na prova dos 110 metros com barreira. Somando mais um ouro para sua breve carreira.
"Quando cheguei no Marrocos, havia cinco tempos abaixo do meu. Entrei na semifinal e não corri meu melhor, mas consegui classificar para a final. E na decisão, apesar de não ter sido o melhor na classificatória, acreditava no meu potencial e na minha força para vencer os outros competidores, e graças a Deus conquistei um ótimo resultado", comemora Marcos.
Na próxima semana, Marcos viajará para o Recife onde competirá o Brasileiro Menor Interclubes, e espera conseguir uma boa marca que o classifique para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontece em outubro na cidade de Buenos Aires. "Esse é meu maior objetivo. Estou focado e motivado, vou continuar treinando e seguindo as orientações do meu treinador para estar cada vez melhor e quem sabe conquistar mais essa medalha", avalia o atleta.
Marcos é considerado um menino dedicado e esforçado pela família e seu treinador, Luiz Gustavo Consolino, que comemorou mais esse resultado, fruto de um trabalho de mais de 6 anos. "Essa medalha é resultado de um trabalho de longo prazo, com treinos quase todos os dias. O Marcos é muito talentoso, mas só isso não constrói um atleta, é preciso esforço e dedicação, além de paixão pelo que faz, e isso é o que transforma em um menino diferente e um orgulho para todos que convivem com ele", ressalta o treinador.
Para o Secretário de Esportes, Everton Chinaqui, a conquista de Marcos é uma maneira de fomentar o esportes na cidade e mostra-lo como uma oportunidade aos jovens, além de divulgar programas como o Escola de Excelência, onde o campeão mundial foi descoberto, no bairro Cidade Nova.
"Vamos usar o Marcos como exemplo para os jovens da cidade, que busquem o esporte como opção, desenvolvendo talentos para termos mais campeões mundiais futuramente", comenta Everton. "Nós acreditamos no retorno positivo da prática esportiva, tanto na forma de oportunidade para os jovens quanto para melhoria da saúde dos munícipes. O prefeito Isael tem nos apoiado a retomar importantes projetos, como o Escola de Excelência, de onde o Marcos foi descoberto, além do Fundo de Apoio e outras ações", completa.